Gabriela Guimarães com as duas versões de "Na Quadra do Amor".
Gabriela Guimarães com as duas versões de "Na Quadra do Amor".Divulgação.

"Na quadra do amor": brasileira lança romance com mistura de suspense, esportes e mundo dos famosos

Livro ganha versão portuguesa pela editora Atlantic Books, em formato físico e digital. Evento de lançamento, em Braga, será no próximo dia 25.
Publicado a

Uma adolescente esportista, que se apaixonou por poesia por causa de uma professora e que sempre teve o desejo de viver em outro país. Falamos de Gabriela Guimarães, paulista de Santo André, que vai lançar, no próximo dia 25 de janeiro, em Braga, a versão portuguesa de seu romance de estreia, Na quadra do amor.

Ainda na escola, Gabriela escreveu uma série de poemas como parte de um trabalho. Foi aí que se apaixonou pela escrita. "Acabei gostando tanto que eu fiz 50, 60 poemas. Lembro de entregar um bolo de papel para a professora, e ela: o que é isso? Eu falei: você pediu poemas? Eu peguei o gosto por escrever, isso foi em 2008. Comecei a escrever meu primeiro livro naquele final de ano", conta a jovem ao DN Brasil.

Anos mais tarde, incentivada pelo marido, Gabriela resolveu pegar os poemas da adolescência e reorganizar o material, reescrever como romance, e lançou, ainda no Brasil, Na quadra do amor. "Um romance cheio de aventura e suspense, tem jogador de futebol, atleta de tênis e agente federal tentando salvar todo mundo. Tem Brasil, tem Estados Unidos e até a Europa como pano de fundo, além de várias famílias desestruturadas pelo caminho, sejam elas no anonimato, ou bem no centro dos holofotes", descreve a autora.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Gabriela Guimarães com as duas versões de "Na Quadra do Amor".
"Ainda estou aqui", livro que inspirou filme será lançado em Portugal

O livro traz no enredo uma mistura das características da própria autora. "Sempre fui muito próxima do esporte. Meus pais sempre gostaram, tenho uma tatuagem escrito futebol no meu braço. Eu sempre pratiquei futebol, basquete. Minha mãe me colocava em tudo o que podia me colocar", conta.

Além disso, o desejo de viver fora do Brasil também ajudou a somar experiências ao enredo escrito ainda na adolescência. Em 2019, Gabriela e o marido decidiram estudar na Universidade do Minho, em Braga. "A ideia inicial era fazer o mestrado e voltar para o Brasil. Só que a gente gostou da qualidade de vida, gostou de morar aqui. Vamos ficar em Portugal e vamos construir nossa vida aqui", diz a autora.

A brasileira conta que tem visto um cenário cada vez mais positivo de integração em Portugal.

"Eu acho que os imigrantes brasileiros, como um todo, têm se sentido mais empoderados nos últimos anos. A gente está colocando mais a cara para as pessoas e não ficando apenas onde tem vagas. Estamos indo para as nossas áreas e mostrando tudo que a gente tem condições e que pode entregar para Portugal. Na literatura não tem sido diferente. A gente tem mais oportunidade de fazer o que a gente gosta, de mostrar que a gente tem muito potencial e que a gente pode entregar muita coisa aqui.

Gabriela Guimarães

Na quadra do amor vai ser lançado em Portugal pela editora Atlantic Books, em formato físico e digital, com evento no próximo dia 25, às 15h, no Espaço Soul, em Braga, aberto ao público.

Mais informações aqui.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Diário de Notícias
www.dn.pt