Muito além do fado: os músicos portugueses recomendados por brasileiros
Perguntamos a brasileiros que vivem em Portugal há alguns anos o que há de melhor na música portuguesa. Confira a lista.
Texto: Nuno Tibiriçá
Quando morava no Brasil, conhecia muito pouco ou quase nada da música portuguesa. Na verdade, para mim, assim como para muitos outros, o principal da música portuguesa era o fado. Para minha surpresa, quando cheguei aqui para estudar vi que a maioria dos jovens pouco escutavam ou frequentavam as casas de fado. Não porque não gostem, mas porque a música portuguesa vai muito além desse gênero tão tradicional que, apesar de todas as mudanças na música, continua muito prestigiado no país.
Para auxiliar você, caro leitor ou cara leitora, que vive em Portugal ou pensa em mudar e quer adentrar mais na cultura musical do país, resolvi perguntar para brasileiros que vivem em Portugal há alguns anos o que consomem de música portuguesa. A seguinte lista foi o resultado. Confira!
Os quatro tradicionais
Se no Brasil temos a trinca Gil, Caetano e Chico, Portugal também tem os seus artistas principais da Música Popular Portuguesa. José Mário Branco, Fausto, Sergio Godinho e Zeca Afonso são alguns dos cantores e compositores que se tornaram conhecidos entre os anos 1960 e 1970 e tiveram papel importante na redemocratização do país. A música "Grândola, Vila Morena", por exemplo, escrita por Zeca Afonso, foi a "passe" para o fim da ditadura militar no país. Antes proibida, a música foi tocada na rádio como um indício que a Revolução havia chegado no dia 25 de abril de 1974.
O quarteto se notabilizou por produzir as chamadas "músicas de intervenção", que clamavam pela liberdade em tempos tão duros, assim como os principais artistas da MPB no Brasil. Hoje em dia, Sergio Godinho é o único dos quatro que continua vivo, mas todos estão eternizados como alguns dos nomes mais prestigiados da música portuguesa.
José Pinhal
Segundo relatos, é uma espécie de Belchior português, seja pelo característico bigode ou o romantismo incurável. Fato é que José Pinhal tem uma história peculiar: pouco conhecido, o artista morreu em um acidente em 1993 e, quase vinte anos depois, foram encontradas cassetes com álbuns seus. As músicas foram colocadas no Youtube e simplesmente viralizaram. José Pinhal hoje em dia é um ícone cult do país, algo que pouco ou nada desfrutou durante sua vida.
Madredeus e Dead Combo
Madredeus é um histórico grupo da música portuguesa. Tendo também a influência do fado - mas não só - os integrantes que fundaram a banda hoje em dia segue carreira a solo, mas as músicas do Madredeus continuam sendo algumas das favoritas dos portugueses e brasileiros que moram na terrinha.
Outra popular banda formada foi a Dead Combo, que apesar do nome de banda de metal, toca uma delicada música instrumental. A banda encerrou as atividades em 2021 e deixou saudades no público.
Contemporâneos
A música portuguesa tem produzido cada vez mais artistas, especialmente pela forte relação cultural com a influência de outros países. Neste cenário, um dos nomes que mais tem se destacado é Dino d´Santiago, português de origem cabo-verdiana e que recentemente participou em uma música do rapper brasileiro Criolo. António Zambujo, que costuma fazer parceria com o brasileiro radicado em Lisboa, Yamandu Costa, foi outro dos mencionados pelos nossos entrevistados, assim como A Garota Não (Cátia Mazari Oliveira). A banda Deolinda, formada em 2006 e que conta com a vocalista Ana Bacalhau, é outra das ouvidas pelas nossas fontes.
nuno.tibirica@dn.pt