Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Ministra da Cultura brasileira retoma turnê com passagem em Portugal

"É maravilhoso, é muito bom voltar aos palcos", diz ao DN Brasil.

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Ministra da Cultura brasileira retoma turnê com passagem em Portugal
Foi a retomada das turnês internacionais. Foto: Divulgação festival Músicas do Mundo.

Texto: Amanda Lima, com informações de Adriana Niemeyer, de Sines

Margareth Menezes, ministra da Cultura do Brasil, tirou 13 dias de férias do cargo e aproveitou para trabalhar naquilo que também é a sua profissão: cantar. Com mais de 40 anos de carreira, a brasileira esteve pela primeira vez no festival Músicas do Mundo, em Sines. No evento, com público lotado, fez uma apresentação com muito samba e brasilidade.

O show fez parte da turnê europeia da artista, que não fazia uma sequência de apresentações internacionais desde a pandemia de Covid-19. "É maravilhoso, é muito bom voltar aos palcos", diz ao DN Brasil. A agenda por estes dias está intensa: Berlim, Londres, Amsterdã, Bélgica e Frankfurt - o último concerto da turnê, no dia 30 de julho.

Apesar de estar há um tempo sem fazer grandes turnês, Margareth está muito familiarizada com viajar pelo mundo para cantar cada dia em um país. Ao DN Brasil, relembra que 1989 participou da abertura da turnê mundial de David Byrne, líder do grupo Talking Head. "Na época eu trabalhava com o Daniel Rodrigues, que foi empresário de perto Gil. O Daniel levou meu trabalho para o amigo dele, o Léo Goldmann, que conhecia o David", explica. O cantor adorou o talento da baiana e a convidou para cantar junto. "Foram mais de 70 shows em todos os continentes", lembra a brasileira.

Foto: Divulgação / Festival Músicas do Mundo

Segundo Margareth, o nome do festival português Músicas do Mundo a fez relembrar deste início da carreira. "A minha música energizou, estourou no mundo inteiro, tudo isso foi uma soma de fatores que me abriu o mercado internacional", destaca a ministra. Após a última apresentação na Europa, a artista volta ao Brasil para retomar as atividades como titular da pasta da Cultura. "Eu vou fazer esse tempo aqui, depois já volto para o Brasil no dia 3, e dias 4 já começa o trabalho do G20 da cultura no Rio de Janeiro", explica à reportagem.

Bastante ativa nas redes sociais, a ministra mostra a rotina da turnês com vídeos no Instagram. Sobre o show em Portugal, diz que foi "muito especial". A ministra esteve no país no verão passado para conversar com lideranças brasileiras na área de imigração e profissionais da área cultural.

dnbrasil@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais