Mercados, vilas e presépio gigante: o Natal entre o Alentejo e o Algarve
Texto: Nuno Tibiriçá
Já passamos por Lisboa, norte e centro de Portugal. Faltava o Alentejo e o Algarve e, por isso, hoje o DN Brasil traz para você, brasileiro que mora em uma destas regiões do país e quer entrar no espírito natalino, as principais atrações de Beja, Évora, Albufeira e Faro nesta época do ano. Tem também uma dica de outra cidadezinha no sul do país que conta com o maior presépio de Portugal.
Confira!
Beja
A principal atração de Beja, uma das maiores cidades do Alentejo, é o Mercado de Natal. São cerca de 80 comerciantes de artesanatos e produtos típicos da região com bancas no mercado da cidade, que atrai pessoas de diferentes terrinhas dos arredores de Beja. Diferentemente de outras cidades, no entanto, o mercado da cidade alentejana está disponível só em alguns dias de dezembro: entre 6, 7 e 8 e 13, 14 e 15. Ou seja, se mora por estes lados de Portugal e quer fazer as comprinhas de Natal, é melhor não deixar para a véspera!
Évora
Pista de gelo artificial, casa do Papai Noel e carrossel parisiense são algumas das atrações que o visitante pode encontrar no Jardim Público de Évora entre os dias 14 e 29 de dezembro. O evento também conta com exposições de 20 artesões da cidade e desfiles ao longo da programação.
Ali perto do jardim, vale a visita no Templo Romano de Évora, que fica com as imediações decoradas pela temática natalina e com a árvore de natal da cidade. Aliás, vale um passeio por todo centro histórico de Évora durante esta época do ano, com as luzes de Natal colorindo a toda cidade. Fica a dica para se agasalhar bem, porque no Alentejo é assim: muito calor no verão e muito frio no inverno!
Albufeira
Em Albufeira, já no Algarve, região do sul do país, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco se transforma em uma verdadeira Aldeia de Natal entre os dias 15 e 23 de dezembro. Com neve artificial naquele largo no centro da cidade, o Papai Noel estará por ali entre esses dias ouvindo os desejos das crianças ao lado de renas e uma Pista de Gelo nas imediações.
Nestes mesmos dias, estará já instalado o Mercado de Natal de Albufeira, repletas de meias de lã, bijouterias e doces típicos da região. A curadoria feita pela Câmara Muncipal também preparou um espaço temático inspirado no filme Frozen, em espaço destinado à crianças entre os três e os oito anos, com brinquedos de lego.
Em outra instalação destinada a crianças com idade superior, estará uma Escape Room, sala de enigmas na qual, o objetivo, é conseguir sair do jogo. Música, teatro, circo e animações de rua são outras atrações durante o período.
Faro
Em Faro, a capital do Algarve, o Natal chegou no dia 30 de novembro, quando uma arruada tomou conta do centro da cidade com a chegada do Papai Noel. Até a antevéspera de Natal (23 de dezembro), a programação tem destaque para as crianças e a participação direta dos mais novos. Em parcerias com escolas da região, a Câmara de Faro promove apresentações de teatro, circo, dança, shows e muito mais ao longo do mês de dezembro - confira programação completa aqui.
Já o Mercadinho de Natal fica no Jardim Manuel Bivar, aberto das 11h00 às 21h00 até o dia 23 de dezembro. No dia 19 de dezembro, haverá um show da banda farense The Miranda’s no local.
Bônus: Vila Real de Santo António
Já quase na fronteira com a Espanha, na Vila Real de Santo António, outra atração imperdível para quem mora para os lados de Faro: aquela terrinha portuguesa conta com, nada mais, nada menos, que o maior presépio de Portugal. A obra está exposta no Centro Cultural António Aleixo e conta com 5900 peças que ocupam 240 m².
Segundo a Câmara Municipal da cidade, foram dedicadas mais de 2500 horas para criar a obra. A entrada no Centro Cultural tem preço simbólico, de €0,50 para crianças e €1 para adultos.
nuno.tibirica@dn.pt