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Mercados “do Brasil” em Lisboa dobram vendas neste Natal
Panetone é o campeão de vendas. Foto: Reinaldo Rodrigues

Mercados “do Brasil” em Lisboa dobram vendas neste Natal

Longe de casa e da família, garantir produtos típicos na mesa de Natal é a aposta que muitos brasileiros fazem para passar as festas de fim de ano mantendo as tradições de origem.

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por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

Ainda faltavam seis meses para o Natal quando a empresária Anni Broietti e o marido, donos da rede Mercado Brasil Tropical, fizeram as encomendas dos primeiros panetones à venda neste período, para garantir que iam chegar a tempo. “Em junho, já começa a ter a organização para o Natal. Como algumas mercadorias vêm do Brasil, tem que ter antecedência. O panetone, logo que é fabricado, vem para cá, direto. Nas fábricas, os primeiros que saem vão para a exportação”, explica a imigrante ao DN Brasil.

Esta é só uma amostra do peso que o Natal tem nas vendas das lojas de produtos típicos. É quando os brasileiros mais investem no “mercado da saudade”, conceito que explica a procura por artigos tradicionais do país de origem. “Dias 23 e 24 são mesmo uma loucura. Porque a gente sabe como é que é, né? Muitas pessoas deixam para a última hora. E são pessoas que fazem ceia, querem tudo tipicamente brasileiro”, completa Anni.

Panetones, farofa e linguiça calabresa estão no topo das vendas neste período. Anni conta que sempre reforça os estoques dos produtos mais procurados na época, mas sem deixar de lado a preocupação com a qualidade. “O ano passado a gente teve o tender. Não vem do Brasil, porque não é permitido entrar, mas tivemos um que era fabricado aqui muito bom. Esse ano, estava com uma péssima qualidade, não vamos colocar ali um produto só por vender”, explica.

Anni Broietti na loja de Arroios. Foto: Reinaldo Rodrigues.

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A rede Mercado Brasil Tropical tem sete lojas em Portugal, a principal delas é a que fica em Arroios, em Lisboa, que está com decoração especial para o Natal. Uma árvore com caixas de panetones e um simpático papai noel recebem os clientes.

Poucos metros adiante, outra vitrine em clima de natal e com as cores que já indicam o que aqui se vende. Na loja Made in Brazil, dezembro é o mês de maior faturamento, que chega ao dobro. “Nessa época o pessoal está realmente querendo matar aquela saudade de casa, querendo lembrar daquela ceia. Por isso que a coisa realmente se avoluma assim. Elas procuram não é só um produto, é também ter aquele momento que ligue a sua tradição e tudo mais”, conta a proprietária, Rozana Guimarães Pinto, ao DN Brasil.

Assim como a vizinha, Rozana também começa os preparativos para as vendas do Natal ainda no primeiro semestre do ano, contando com o apoio do marido, que tem uma importadora, para garantir que os produtos que vêm do Brasil não vão se atrasar. Polpas de fruta, creme de leite e leite de côco estão no topo de vendas juntos com os tradicionais panetones e farofa.

Rozane adora decorar a loja no Natal. Foto: Leonardo Rodrigues

Agora, nos últimos dias antes do Natal, vai apostar na estratégia que já faz parte da rotina e que todo cliente adora: promoções. “Até o último dia vai ter campanha do panetone. Tenho sempre na loja, mas no Natal tem um pouquinho mais. Eu tenho um balcão, que é o balcão das promoções. Tenho pessoas que só vão pra entrar naquele balcão”, conta.

No dia 25, as duas lojas fazem feriado, seguindo a tradição do comércio em Portugal. Depois disso, voltam para encerrar o ano com os produtos para as festas de Reveillon, mas mal 2025 entre já vão começar a organizar a segunda maior época de vendas: “as duas temporadas imbatíveis pra gente são o Natal e a Páscoa, diz Rozana. “A gente já começa em janeiro a planejar tudo para a Páscoa”, completa Anni.

caroline.ribeiro@dn.pt


Este texto está publicado na edição impressa do Diário de Notícias desta segunda-feira (23).

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