Peça criada por brasileira sobre vida de Marilyn Monroe estreia em Lisboa
Em cartaz de 14 de novembro a 22 de dezembro, o monólogo "Marilyn, Por Trás do Espelho" revela a complexidade e a vulnerabilidade da icônica atriz através da interpretação de Sant’Ana.
Texto: DN Brasil
O espetáculo “Marilyn, Por Trás do Espelho”, que conta com a interpretação da atriz brasileira Anna Sant’Ana, terá estreia em Lisboa no próximo dia 14 de novembro. Apresentada de quarta a domingo, às 19h, a peça é uma criação de Sant’Ana e promete explorar aspectos íntimos e complexos da vida de Marilyn Monroe (1926-1962), um dos maiores ícones da cultura pop do século XX. Desde a sua estreia no Brasil, em agosto de 2022, a peça já foi aclamada por público e crítica, vencendo o Prêmio Cenym nas categorias de Melhor Monólogo e Melhor Texto Original.
O monólogo, interpretado por Anna, é fruto de uma pesquisa extensa, iniciada em 2010, que reuniu materiais variados sobre a vida da estrela de Hollywood, oferecendo um olhar para além do glamour que a eternizou como símbolo de beleza e sensualidade. Sob a direção da portuguesa Ana Isabel Augusto, a montagem pretende revelar ao público a Norma Jeane Mortenson, pessoa por trás da personagem Marilyn Monroe, uma mulher com fragilidades, medos e sonhos, que enfrentou solidão, relacionamentos abusivos e lutas pelo reconhecimento em sua carreira.
“A pesquisa sobre Marilyn Monroe começou como uma curiosidade pessoal, mas se transformou em um projeto de identificação com as dores e dilemas de uma mulher à frente do seu tempo”, declara Anna Sant’Ana. “É um resgate da figura humana que Marilyn foi, e acredito que o público, ao conhecer essa face menos glamourosa, pode se reconhecer nas suas fragilidades e sonhos", complementa.
Ana Isabel Augusto também destaca o impacto emocional da peça, que toca em temas universais e ainda atuais, como a solidão e a depressão. "O que me apaixona neste projeto é a possibilidade de ver refletidas em nós tantas questões que fizeram parte da vida de um dos maiores ícones da nossa geração. Com um foco marcado no que significou - e ainda significa - ser mulher. Ser mulher com as complexidades e sonhos e expectativas que nos atravessam e puxam em todas as direções, deixando-nos tantas vezes com a sensação de frustração e falha", afirma a diretora.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Isabel Augusto ressalta que a criação do monólogo envolveu uma fase de ensaios em Lisboa, com sessões de leitura dramatizada seguidas de debates, onde o público participou ativamente e contribuiu para o desenvolvimento da peça. Após a estreia no Brasil, onde foi recebida com entusiasmo, a produção finalmente retorna a Portugal para se apresentar no Teatro da Trindade.
Além da interpretação de Anna Sant’Ana, a ficha técnica conta com nomes como Daniel Dias da Silva, responsável pela dramaturgia, Roberto Bomtempo na supervisão de encenação, Renato Machado no desenho de luz e Sueli Guerra na direção de movimento. Os cenários são de Natália Lana, e os figurinos e caracterização, de Joana Seibel. A produção é uma parceria entre o Teatro da Trindade INATEL e Sant’Ana Produções e Artes.
Os ingressos para as exibições do espetáculo, que fica em cartaz entre os dias 14 e 22 de novembro, sempre às 19h, já estão disponíveis para venda. As entradas custam entre €10 e €14 e podem ser adquiridas neste link. O espetáculo é indicado para maiores de 14 anos.
dnbrasil@dn.pt