Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Maria Maia e o sucesso do Queijo Coalho Portugal: "Não é só comida, é a saudade"
Empreendedora pernambucana também participa de eventos no Norte do país. Foto: arquivo pessoal

Maria Maia e o sucesso do Queijo Coalho Portugal: "Não é só comida, é a saudade"

Ao DN Brasil, a recifense que inaugurou a loja conta sobre como seu empreendimento virou uma referência de produtos nordestinos em Portugal.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

A recifense Maria Maia ainda tinha negócios no Brasil quando se mudou para Braga, há dez anos. Quando voltava para sua terra natal, tinha uma especialidade de sua região e que é patrimônio cultural e material de Pernambuco que não poderia ficar fora da mala na hora do retorno para cá: o queijo coalho.

Em uma dessas idas e vindas, Maria acabou por, na correria da viagem, não conseguir trazer o tal queijo. A solução foi então produzir o seu próprio aqui mesmo, artesanalmente. Hoje, a empreendedora que criou a loja Queijo Coalho Portugal tem no produto o seu negócio de sucesso na Europa.

"Quando cheguei aqui, na verdade, minha ideia não era ter um negócio de queijo, mas foi só esquecer o 'mercadinho', que isso virou uma possibilidade. Eu amo todos os tipos de queijo e aqui na Europa tem muitas variações, mas o queijo coalho é uma paixão do brasileiro. Aí fiz para o meu marido, para um amigo, uma outra amiga... e aí quando me falaram que queriam comprar meu queijo, eu pensei: vou abrir uma fábrica", relembra Maria em conversa com o DN Brasil.

A pernambucana abriu a fábrica no Norte de Portugal em 2016, mas o Queijo Coalho Portugal não foi o primeiro empreendimento em Braga: primeiro, Maria montou uma fábrica das famigeradas paletas mexicanas, musts no Brasil no início dos anos 2010 e que até viraram tema de sketch do Porta dos Fundos. Em Portugal, a moda ainda não tinha pegado e mesmo que o negócio estivesse indo bem - chegaram a ter quiosques em dois shoppings - foi o saudoso queijo coalho que fez a empreendedora atingir o sucesso que tem atualmente na Europa.

"Costumo dizer que não vendo queijo, eu vendo saudade. E o que é mais curioso é que não só de brasileiros, vira e mexe aparece um português que conheceu o queijo coalho em uma viagem ao Brasil, na lua de mel no Brasil e pergunta: esse é aquele queijo que vendia na praia? Uma senhora portuguesa uma vez chorou ao experimentar, não comia há 20 anos, quando tinha estado no Brasil e veio a memória. Então não é só a comida, é a saudade", revela a pernambucana.

Queijo Coalho Portugal: produção artesenal. Foto: Divulgação

Além da loja, a empreendedora também costuma levar o queijo coalho e espetinhos para eventos no Norte do país. Em um desses eventos, uma pessoa que não conhecia o queijo ficou apaixonado a ponto de bater um possível recorde, segundo Maria.

"Teve um festival que participamos no centro de Braga e um francês comeu simplesmente oito espetinhos de queijo coalho seguidos. Depois pegou nosso cartão, encomendou outras vezes, foi um barato", relembra com alegria.

Por falar na França, este é um dos países que recebem os queijos de Maria. A empreendedora conta que envia produtos da loja também para lugares como Luxemburgo, Espanha, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica e "qualquer outro lugar que desejem".

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Mesmo com uma concorrência que tem crescido no negócio de queijo coalho em Portugal - inclusive disponível em algumas cadeias de supermercados atualmente - joga ao lado de Maria o estatuto que o negócio atingiu: tem a patente da marca e é a única loja europeia que pode usar "Queijo Coalho" no nome. Em comparação ao que é comercializado em muitas outras lojas e mercados, a especialista detalha a diferença.

"Muitas pessoas fabricam o queijo de forma industrial, só que colocando massa de batata, outro tipo de massa, e sendo um queijo de fermentação.  Com isso, esqueça, não é queijo coalho. Pra ser categorizado como queijo coalho tem que ser feito a partir de leite puro, que é o caso do nosso", pontua.

Depois do queijo coalho, o negócio de Maria decolou a ponto de, cada vez mais, os clientes pedirem outras comidas típicas do Brasil. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes produtos artesanais brasileiros na loja on-line do Queijo Coalho Portugal: queijo minas, catupiry, linguiça toscana, calabresa, carne de charque, carne de sol e massa de pastel são algumas das opções que fazem da loja um verdadeiro "Porto da Saudade", como dizia o conterrâneo de Maria, Alceu Valença.

Queijo minas e goiabada é outra combinação de sucesso da loja. Foto: Divulgação

"O queijo coalho é nosso carro-chefe, mas o negócio começou a crescer e também a demanda para vender outros produtos brasileiros. Gosto muito de incentivar e girar a economia dos brasileiros que empreendem aqui em Portugal, então começamos a adquirir produtos fabricados aqui por nossos conterrâneos, como a carne de charque e outras comidas ligadas ao Nordeste", afirma.

Atualmente reconhecido através do país e de outras partes da Europa, o Queijo Coalho se consolidou como um dos principais mercados brasileiros de Portugal, com sabor nordestino e carinho de quem entende do assunto. Guaraná Jesus, azeite de dendê, melaço de cana, bolo de rolo, pamonha e macaxeira são algumas outras opções disponíveis na loja. Para conferir todos os produtos, basta acessar este link.

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Bendito Pão de Queijo: mineiro faz sucesso com comidas de Minas Gerais e Bahia em Lisboa
Ao DN Brasil o mineiro Max Ferreira conta como surgiu o seu empreendimento, parada obrigatória para os fãs de comida brasileira em Arroios.
Recém-inaugurado, Wave Gastrobar traz Bossa Nova ao vivo e mistura pratos de Brasil e Portugal
Restaurante foi inaugurado há pouco menos de um mês pela dupla de empresários paraenses Rodrigo Cunha e Altino Teixeira.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais