Mania de Você, novela da Globo que destaca imigração brasileira em Portugal, estreia nesta segunda
Atores passaram por Lisboa, Porto e Linhares da Beira. O autor, João Emanuel Carneiro, conversou com exclusividade com o DN Brasil e garantiu que os brasileiros imigrantes "vão se identificar".
Texto: DN Brasil
Estreia nesta segunda-feira, 9, a nova novela das 21h da TV Globo, Mania de Você, trama que contou com gravações realizadas em Portugal e que aborda a imigração de brasileiros para o país.
As cenas em território luso foram gravadas durante o mês de julho em Lisboa, Porto e em Linhares da Beira. O autor, João Emanuel Carneiro, conversou com exclusividade com o DN Brasil e revelou que Mania de Você "trata muito sobre sonhos, projetos de vida dos personagens, como mudar a própria vida", situação que relaciona com os desafios que os brasileiros imigrantes enfrentam. “Eu acho muito impressionante o movimento de brasileiros indo morar em Portugal. Alguns personagens da novela irão tentar a vida no país”, contou o autor.
João Emanuel Carneiro garantiu que o enredo dos personagens que imigram não vai ter a "romantização" vista com tanta frequência nas redes sociais, pelo contrário. “Os personagens vão passar por muitos desafios”.
O casal Cristiano (Bruno Montaleone) e Michele (Alanis Guillen) deixa o emprego em um resort em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para trabalhar em Portugal, mas os dois acabam sendo vítimas de um esquema. Já Rudá (Nicolas Prattes), um ativista ambiental, acaba vindo para o país fugido, depois de se tornar suspeito de um crime. Aqui, vai ter uma nova identidade e vai trabalhar num emprego clássico de imigrante: um restaurante.
Na trama, Rudá se relaciona com Filipa (Joana de Verona), uma portuguesa “cheia de personalidade”, mas o jovem, na verdade, deixou o verdadeiro amor do outro lado do Atlântico.
João Emanuel Carneiro disse que a realidade dos brasileiros imigrantes vai estar nas telas de milhões de pessoas. “As novelas refletem a sociedade em suas diversas camadas. São obras de ficção, proporcionam entretenimento e, ao mesmo tempo, como todo produto audiovisual, podem trazer temas para reflexão, captam o espírito do tempo”, explicou.
Questionado pelo DN Brasil se os brasileiros que moram em Portugal vão se identificar com a história, o autor confirmou que sim. “As pessoas que imigram sonham com um futuro melhor, uma mudança positiva de vida. A novela traz diferentes histórias que envolvem a busca pela realização de sonhos”.
dnbrasil@dn.pt