Luca Argel está em Portugal há mais de uma década.
Luca Argel está em Portugal há mais de uma década.Kristallenia Batziou/Teatro da Trindade

Luca Argel leva álbum “Samba de Guerrilha” para show no Pombal em fevereiro

Agenda do artista luso-brasileiro neste ano ainda conta com apresentações na Lourinhã (5 de abril), em Lisboa (31 de maio) e em Santa Maria da Feira (17 de setembro).
Publicado a

O cantor e compositor luso-brasileiro Luca Argel, radicado em Portugal há mais de uma década, volta a apresentar o seu espetáculo “Samba de Guerrilha” em 2024. No próximo dia 22 de fevereiro, o artista tem encontro marcado com o público no Cine-Teatro de Pombal. O espetáculo está marcado para às 21h30.  

Conhecido por seus projetos que combinam música, literatura e ativismo político, Luca Argel resgata as raízes históricas e sociais do samba neste show que celebra o papel do gênero na luta contra a escravidão, o racismo e as desigualdades sociais. O álbum foi lançado em 2021. Antes de se mudar para Portugal, Argel no Brasil foi professor de música em escolas públicas, experiência que moldou sua relação com a arte como ferramenta de transformação.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Por aqui, iniciou a carreira nos palcos ao lado de grupos como Samba Sem Fronteiras e a Orquestra Bamba Social, reafirmando o samba como a base de seu trabalho. Ao longo da última década, colaborou com artistas portugueses de estilos variados, como a cantora Ana Deus no duo Ruído Vário, dedicado à poesia de Fernando Pessoa; o rapper Keso; e A Garota Não, além de compor trilhas para espetáculos de dança e cinema.

Além da carreira na música, Luca Argel também é escritor, com livros de poesia publicados no Brasil, Espanha e Portugal. Um de seus títulos - “Uma pequena festa por uma eternidade” -  foi semifinalista do Prêmio Oceanos em 2017, consolidando sua presença na cena literária lusófona.

O projeto “Samba de Guerrilha” é uma obra multidisciplinar que vai além da música, integrando literatura, ilustração e encenação para resgatar as raízes políticas do samba. O álbum conta a história do gênero como um símbolo de resistência, destacando o papel dos sambistas na luta contra a escravidão, o racismo e as desigualdades sociais.

Já apresentado em Portugal e em outros países como Espanha, França e Macau, o show marca o início da agenda do artista para 2025. Além da apresentação no Pombal, o artista já tem também shows confirmados na Lourinhã (5 de abril), em Lisboa (31 de maio) e em Santa Maria da Feira (17 de setembro).

Os ingressos para a apresentação de Luca Argel no Pombal custam €5. As entradas podem ser reservadas por e-mail junto à Câmara Municipal do Pombal, através do endereço bilheteira@cm-pombal.pt

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Luca Argel está em Portugal há mais de uma década.
Vem mais shows por aí: confira a lista atualizada dos artistas brasileiros confirmados em Portugal
Luca Argel está em Portugal há mais de uma década.
Diogo Nogueira é a atração de "Samba com Vida" em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt