Lisboa recebe lançamento da obra ‘Sobre a Arte e o Tempo’ de escritora luso-brasileira

Lisboa recebe lançamento da obra ‘Sobre a Arte e o Tempo’ de escritora luso-brasileira

Evento acontece nesta segunda-feira (14), na Casa Mocambo, com as presenças de intelectuais e artistas de diferentes países
Publicado a

Texto: DN Brasil

Na próxima segunda-feira (14), a Casa Mocambo, em Lisboa, recebe o primeiro lançamento internacional da obra Sobre a Arte e o Tempo - Entre o Pensar e o Sentir - Narrativas do Ofício de Artistas Idosos, da autora luso-brasileira Joana Angélica. Após rodar percorrer por diversos estados brasileiros, a obra chega agora à Europa e no lugar onde, alguns anos atrás, ela começou a ser idealizada.

Em visita ao país, Joana Angélica comenta que apresentar seu livro em Lisboa é um momento simbólico. A obra nasceu de sua tese de doutorado, defendida por aqui no ano de 2020. De acordo com a autora, a arte e o tempo são duas dimensões fundamentais para todo indivíduo. “Ao longo da minha jornada profissional, observo que a arte tem o poder de alcançar o que nem o pensamento e nem a linguagem acadêmica ou informal conseguem. E esse movimento torna-se mais profundo com o passar do tempo na vida de um artista”, declara.

O livro, que traz saberes dos artistas idosos institucionalizados no Retiro dos Artistas, no Brasil, e na Casa do Artista, em Portugal, já percorreu estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. Multifacetada, Joana Angélica, além de pesquisadora internacional, é também atriz e cantora e vai prestigiar o público com um pocket show ao lado dos violonistas Leonardo Melo e Valerio D’Orazio na segunda.

“Em minhas percepções, avalio que ao reconhecer e aprender com o conhecimento e a sabedoria dos idosos criamos a possibilidade de dar a esta fase da vida um significado que os auxilie a melhor conviver com o envelhecimento e a proximidade da morte. A minha obra propõe essa e outras reflexões tanto para os artistas jovens como para os estudiosos da área”, diz a autora que teve sua pesquisa fundamentada em teóricos como Gaston Pineau, Marie-Christine Josso, Paulo Freire e Edgar Morin.

O encontro cultural marca também a edição especial 2024 do Sarau Pão e Poesia, que terá a presença do poeta português e professor da Universidade Aberta, António Quintas Mendes, convidado para fazer uma exposição do seu recém-lançado livro de poesias, Navio. Durante a programação, o público presente poderá recitar seus poemas e textos favoritos. 

Com entrada gratuita, o evento de lançamento do livro de Joana Angélica está marcado para às 19h da próxima segunda-feira. A Casa Mocambo fica na inclinada Rua do Vale de Santo António, na região de São Vicente, em Lisboa.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Diário de Notícias
www.dn.pt