Lisboa recebe Festival Internacional de Forró
Evento será realizado em três diferentes locais da cidade e ingressos ainda estão disponíveis para venda. Ao DN Brasil, Enrique Matos, um dos organizadores do festival, fala sobre o projeto que se iniciou há 13 anos.
Texto: Nuno Tibiriçá
Está chegando a hora de um dos eventos mais aguardados do ano para a comunidade brasileira residente em Portugal. O Baião in Lisboa - Festival Internacional de Forró da capital portuguesa se inicia no dia 6 de dezembro e terá quatro dias de festa dedicadas à cultura popular brasileira. Ao DN Brasil, Enrique Matos, um dos idealizadores do projeto, falou sobre o evento, que teve sua primeira edição realizada em 2011.
"É o evento de forró de maior referência na Europa, o mais antigo ainda em atividade. Durante todos esses anos, já recebemos pessoas do mundo inteiro, grupos de russos, de franceses, muitos alemães, da Sibéria, do Japão... gente que vem para Lisboa somente para passar esses três dias aqui com a gente, dançando forró e participando dos workshops", conta Enrique.
Mineiro de Conceição do Mato Dentro (MG), Enrique está em Portugal há 16 anos, 15 trabalhando com forró, afirma. O brasileiro é fundador do Espaço Baião, em Lisboa, uma escola de dança de forró e samba de gafieira localizada na região de Marvila. Ele também é um dos idealizadores de projetos como o Samba da Avenida, que ocorre todos os domingos na Avenida da Liberdade e do bloco de Carnaval Qui Nem Jiló.
No Baião in Lisboa deste ano, Enrique revela que o homenageado será o cearense Santanna "O Cantador", que se apresenta na Voz do Operário, uma das sedes do festival, no dia 7 de dezembro, segundo dia do evento. "Durante esses anos, a gente já recebeu muitos convidados, todo ano tem um homenageado. Nesse ano a gente vai ter um convidado de honra, que é o Santana, O Cantador, uma referência no forró, um patrimônio do Nordeste do Brasil", ressalta.
Por falar em sedes do Baião in Lisboa, além da Voz do Operário, na Graça, a programação também decorrerá em dois espaços de Marvila: na Fábrica Braço de Prata e no Projeto Somar. Em alguns dias, a programação decorre até às 4h da manhã - confira abaixo.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Para Enrique, os 14 anos de festival é motivo de orgulho e fruto de muita luta. "É realmente uma experiência imersiva na cultura brasileira e de resistência: acontece há 15 anos sem nenhum tipo de apoio, estamos falando de evento que já recebe normalmente grupos de 24, 25 países, compostos por apaixonados por forró", pontua.
Os ingressos para a edição deste ano do Baião in Lisboa ainda estão disponíveis para venda. Neste momento, as entradas para todas as atividades nos quatro dias de evento custam €140 e podem ser adquiridas neste link.
Também é possível comprar ingressos individuais para cada dia de show na Voz do Operário, à venda no próprio local, ao custo de 20 euros cada.
Veja a programação do Baião in Lisboa 2025
nuno.tibirica@dn.pt