Lisboa recebe 1º Festival Internacional de Teatro Brasil no Chapitô a partir desta sexta-feira
Evento decorre entre os dias 11 de outubro e 3 de novembro, com quatro espetáculos e 12 apresentações.
Texto: DN Brasil
A partir desta sexta-feira (11) até o dia 3 de novembro, o Chapitô, associação cultural situada no coração de Lisboa, recebe o 1º Festival Internacional de Teatro Brasil na capital portuguesa. Com uma programação diversificada, a primeira edição do festival contará com 4 espetáculos teatrais num total de 12 apresentações, reunindo mais de 20 artistas e técnicos brasileiros.
“O Festival Internacional de Teatro Brasil no Chapitô nasceu em novembro de 2023, após a realização em parceria com o Chapitô do monólogo Mãe de Santo, com a atriz Vilma Melo. A ideia foi de retomar a internacionalização levando artistas brasileiros para Lisboa, Portugal, com uma programação de espetáculos brasileiros e uma comitiva de mais de 10 artistas e técnicos brasileiros”, cita o curador e diretor, Bruno Mariozz.
Realizado pela Palavra Z Produções Culturais, o festival tem como objetivo principal intensificar o intercâmbio entre os países de língua portuguesa, contribuindo para a consolidação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fomento cultural. Para a organização do evento, é uma oportunidade para a comunidade brasileira residente em Portugal revisitar as suas raízes através do teatro.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A peça de estreia nesta sexta-feira é a a peça Haverá, que terá sua primeira apresentação no Chapitô às 21h e fica em cartaz até o domingo (13). Ao longo das próximas semanas, serão também apresentadas Nosso Lugar (18 a 20 de outubro), Rosas Negras (25 a 27 de outubro) e Mãe Bahia (1 a 3 de novembro).
“A realização do Festival de Teatro Brasil no Chapitô marca um capítulo importante para o teatro brasileiro, proporcionando uma interação significativa entre espetáculos nacionais e o cenário europeu. Este evento serve como uma grande vitrine, apresentando obras que celebram a diversidade brasileira em suas diversas formas: cultural, linguística e étnica, através de espetáculos que abordam temas relevantes e contemporâneos, reforçando a importância de valorizar e promover a riqueza de nossa cultura além das fronteiras. ”, declara o curador baiano Ominjarê.
Segundo a organização do evento, a expectativa é que o festival se torne um evento anual e faça parte da agenda cultural de Lisboa. Para esta primeira edição, os ingressos estão disponíveis por €12 (inteira) e €6 (meia). A programação completa do Festival de Teatro e as sinopses das peças brasileiras estão disponíveis neste link.
dnbrasil@dn.pt