Lisboa aumenta taxa para turistas a partir de setembro e deve lucrar 40 milhões de euros
Prefeitura diz que vai aplicar o montante na melhoria da "qualidade de vida" dos cidadãos, mas oposição cobra mais esclarecimentos.
Texto: Agência Lusa / DN Brasil
A Câmara Municipal de Lisboa, que equivale à prefeitura da cidade, aprovou, nesta sexta-feira (19), o aumento do valor da taxa turística de dormida dos atuais 2€ para 4€ por noite por pessoa. A decisão foi tomada após uma consulta pública e passa a valer a partir de 1º de setembro.
O aumento deve gerar mais de 40 milhões de euros de lucro para o poder executivo lisboeta e é alvo de críticas da oposição. A proposta é do partido do atual presidente da Câmara, Carlos Moedas, o Partido Social Democrata (PSD). O Partido Socialista, embora tenha votado a favor, avisou que a taxa turística "não pode servir para remendar as contas da autarquia", que acusa de ter dívidas de empréstimos, exigindo à liderança do PSD que clarifique como será utilizado o lucro do aumento proposto.
Uma fonte do gabinete de Carlos Moedas informou à agência Lusa que as verbas arrecadadas com a Taxa Municipal Turística servem para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Lisboa, explicando que "os turistas são chamados a contribuir, por se reconhecer que a sua atividade, para além dos inegáveis efeitos positivos que representa para a economia e o emprego na cidade, tem, naturalmente, um impacto em atividades nucleares como a higiene urbana, a manutenção do espaço público, a mobilidade, entre outras".
dnbrasil@dn.pt