Rua do Benformoso, em Lisboa.
Rua do Benformoso, em Lisboa.Paulo Spranger

Lisboa anuncia criação de plataforma de emprego para imigrantes

Sistema vai cruzar necessidades das empresas da capital com candidatos em busca de trabalho.
Publicado a

Lisboa vai passar a contar, ainda durante este primeiro trimestre de 2025, com uma plataforma de emprego para imigrantes. A medida, anunciada nesta sexta-feira (31), vai "cruzar as necessidades das nossas empresas com as competências dos imigrantes que chegam a Lisboa, promovendo mais e melhor emprego para quem quer vir trabalhar para a cidade” diz Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal, em comunicado enviado à imprensa.

A plataforma para imigrantes é uma iniciativa do Conselho de Cidadãos de Lisboa e vai ser integrada ao Mapa do Emprego de Lisboa, projeto da Câmara Municipal que já conta com mais de 6.000 oportunidades de trabalho e perto de 2.000 ofertas de formação. O novo projeto consiste em adaptar a plataforma para facilitar a integração profissional dos imigrantes.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

"Lisboa precisa de imigração, mas tem de ser orientada ao mercado de trabalho. Não podemos continuar com uma situação em que há falta de trabalhadores e, ao mesmo tempo, imigrantes sem emprego. Vamos fazer essa ligação entre competências e necessidades", afirma Carlos Moedas.

O projeto também prevê parcerias com associações do setor para que os imigrantes tenham acesso a formações profissionais focadas nas necessidades do mercado português.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.

Diário de Notícias
www.dn.pt