Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Liga alerta para impacto da legislação sobre imigração no futebol
Os brasileiros David Neres (Benfica) e Matheus Reis (Sporting) disputam bola no Derby de Lisboa. Foto: Mário Vasa / Global Imagens

Liga alerta para impacto da legislação sobre imigração no futebol

Helena Pires, diretora-executiva da LPFP, declarou que a extinção da manifestação de interesse já demonstra impacto no período de transferências de clubes portugueses.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: DN Brasil / Agência Lusa

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) manifestou hoje, após uma reunião com os clubes, "profunda preocupação" com o impacto da nova legislação sobre a imigração no país e insistiu na necessidade de uma "solução urgente".

"A Liga e os clubes estão profundamente preocupados com o impacto das alterações da legislação sobre a imigração e, obviamente, com a extinção da manifestação de interesse, que está já está a afetar gravemente a capacidade de atuação normal dos clubes no período de transferências de jogadores em curso", revelou em nota Helena Pires, diretora-executiva da LPFP.

A dirigente do organismo que gere o futebol profissional afirmou que a proposta apresentada pelo Governo "não responde às preocupações e não resolve os problemas", acrescentando: "Esperamos que possa ser apresentada uma outra solução, que tem de ser, evidentemente, muito urgente, tendo em conta que os cubes estão em plena altura de inscrições e teremos em breve clubes que vão entrar já em competições internacionais".

No comunicado, Helena Pires se colocou inteiramente à disposição para participar numa solução com o Governo, que proteja os interesses de todas as partes envolvidas.

"A Liga Portugal tem, desde o início deste processo, reunido com as entidades competentes para tentar encontrar uma solução para este tema e continua a acreditar que o diálogo dará frutos em breve, através de uma proposta que responda de forma efetiva às preocupações dos nossos clubes e do futebol profissional", disse.

No dia 03 de junho, o Governo acabou com as manifestações de interesse em Portugal, recurso que permitia a regularização dos processos para estrangeiros que chegassem com visto de turista ao país.

Para a regularização da permanência, o Executivo liderado por Luís Montenegro pretende que os imigrantes iniciem o processo nos consulados e embaixadas portuguesas antes de chegarem a Portugal.

Assim que foi publicada a legislação, a LPFP desenvolveu contactos com "as diversas entidades com responsabilidades públicas na matéria, de forma a expressar a preocupação com as consequências adversas desta alteração ao nível da celeridade na contratação de jogadores estrangeiros, mas também a oferecer e a solicitar vias de solução que, sem colocar em causa os pressupostos preconizados pela nova lei, minimizassem o respetivo impacto neste setor e nos clubes",

Na última quinta-feira (4), estiveram reunidos os secretários de Estado-Adjunto da Presidência do Conselho de Ministros e o do Esporte, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a LPFP e as federações de futebol, handebol, basquete, patinagem e voleibol para debater o tema.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais