Lançado o escritório da Embratur em Lisboa
Depois de sete anos, a Embratur, agência do Governo brasileiro para o turismo, terá um escritório fora do país. O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (12) na BTL, a feira do turismo de Lisboa, que conta com grande comitiva brasileira.
O funcionamento será na chamada Casa Brasil Lisboa, onde também vai operar a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras repartições públicas brasileiras. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o local vai representar "todo o Brasil". Além disso, disse que o objetivo é replicar o modelo dos escritórios em outros países.
Para Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, o escritório vai "fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Portugal por meio do turismo". Inicialmente, o escritório da Embratur terá duas profissionais, Lilás Nascimento e Larissa Ushizima, que já estão trabalhando.
A Embratur em Lisboa, que vai atuar em toda a Europa, tem como principal missão "estabelecer e gerenciar o relacionamento com o trade turístico emissivo dos principais mercados da Europa". Segundo Freixo, a abertura sinaliza novamente que "o Brasil voltou" e que o turismo é visto como "um projeto de país".
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Outras funções são assessorar comitivas governamentais da Embratur no continente europeu e conduzir estudos de mercado e mapear produtos turísticos brasileiros adequado ao perfil do público europeu. A equipe também quer "gerar novas oportunidades de negócio para o Brasil". A previsão é de que ocorra em maio a inauguração oficial dos escritórios localizados na Casa Brasil Lisboa.
amanda.lima@dn.pt