Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Juliana Penteado é a primeira brasileira jurada do Masterchef Portugal
Juliana Penteado com os chefs portugueses Rui Paula (esquerda) e Pedro Pena Bastos. Foto: divulgação.

Juliana Penteado é a primeira brasileira jurada do Masterchef Portugal

A nova temporada do programa vai ao ar na RTP no próximo sábado, dia 30, às 22h. "Vai ser uma honra estar ali", conta ao DN Brasil.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

A chef brasileira Juliana Penteado vai estrear como jurada do Masterchef Portugal. A nova temporada do programa vai ao ar na RTP no próximo sábado, dia 30, às 22h. "Vai ser uma honra estar ali", conta ao DN Brasil. Juliana é a primeira brasileira a ocupar um lugar oficial como jurada em uma franquia internacional do tradicional programa de culinária.

Confeiteira com formação na prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, a paulistana vive em Lisboa há quase sete anos. O convite foi uma surpresa, mas não totalmente inesperado. Juliana está consolidada em Lisboa com sua confeitaria de alto nível, especializada em doces que levam óleos essenciais na composição. Já na temporada passada do programa, a brasileira fez uma participação como convidada especial.

Agora, como jurada oficial, diz que sente o peso da responsabilidade.

"A gente tem que sempre pensar que são pessoas que estão ali em busca de um sonho, né? Não é o Masterchef profissional, são pessoas que gostam de cozinhar, que querem entrar para esse mundo da gastronomia, mas que muitas vezes não sabem como. Por isso, temos que ter muita responsabilidade e fazer de forma construtiva", diz a brasileira.
Juliana em uma de suas lojas, em Lisboa, onde cria doces com fusão de óleos essenciais. Foto: direitos reservados.

Enquanto imigrante, destaca que sempre teve a "preocupação de entender como pode contribuir" para a cultura local. No caso da brasileira, na gastronomia. "A gente chega com raízes de outras culturas e que eu acho que é muito interessante, sempre tem o que agregar, mas, acima de tudo, a gente tem que entrar sempre com um pezinho ali meio, pedindo licença, entendendo e respeitando", explica a Juliana sobre a adaptação no país.

A brasileira compõe o júri com dois chefs portugueses já experientes no programa e detentores de estrelas Michelin: Rui Paula, do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, e Pedro Pena Bastos, do restaurante Cura. A famosa competição culinária teve a primeira edição em Portugal no ano de 2011. Desde então, já teve participação de chefs do Brasil que moram em Portugal como competidores.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Edna era obrigada a entrar pelos fundos do restaurante em que trabalhava, hoje tem seu próprio
“Eu tenho que agradecer todos os dias, todas as horas, porque às vezes eu não consigo acreditar no momento que a gente está vivendo”, comemora.
Maria Maia e o sucesso do Queijo Coalho Portugal: “Não é só comida, é a saudade”
Ao DN Brasil, a recifense que inaugurou a loja conta sobre como seu empreendimento virou uma referência de produtos nordestinos em Portugal.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais