Imigrantes que perderam acesso ao e-mail do título CPLP podem atualizar contacto
Imigrantes que perderam o e-mail associado ao título de residência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) agora podem alterar o contacto. A estrutura de missão criou uma funcionalidade no portal que permite atualizar o endereço de e-mail. O link já está ativo.
No entanto, é válido somente para quem apresentou o pedido de CPLP até 31 de maio do ano passado e que não tenham efetuado o pagamento do Documento Único de Cobrança (DUC). Ao atualizarem o e-mail, as pessoas vão receber uma correspondência eletrónica com o agendamento para renovação.
Ao informarem o novo e-mail, serão direcionadas a um portal com os dados e já será gerado o DUC no valor de 58,10€, que é a taxa da renovação. Depois de efetuado o pagamento, o imigrante receberá a uma correspondência eletrônica com a confirmação do agendamento presencial.
Desde que o procedimento de renovações começou, o DN Brasil recebeu pedidos de informação de imigrantes que perderam acesso ao e-mail original. Assim, não teriam como ser contactadas para a renovação.
A estrutura de missão começa a se encaminhar para o fim, já tendo praticamente zerado os atendimentos presenciais relacionados com as manifestações de interesse. Agora, o foco está nas renovações CPLP, com mais de 90 mil marcações já realizadas.
O DN Brasil sabe que a entrega destes cartões deverá ser mais rápida do que o tempo esperado por aqueles com manifestação de interesse. Isso porque a instrução dos processos é mais rápida, por se tratar de uma renovação e não uma primeira residência.
amanda.lima@dn.pt