Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileira cria acessórios estampados com expressões clássicas do Brasil e Portugal
Victoria mora no Porto e cuida de tudo na empresa, especialmente da criação das estampas. Foto: José Carmo

Brasileira cria acessórios estampados com expressões clássicas do Brasil e Portugal

Essa integração de expressões clássicas está em estampas da marca Zuga, criada pela brasileira Victória Moura Campos.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

"Bué fixe" é uma expressão portuguesa que "pega" muito rápido entre os brasileiros que moram em Portugal. Para quem gosta de palavrões, o "f***-se pah" está perfeitamente inserido no vocabulário dos imigrantes. Essa integração de expressões clássicas é o mote das estampas da marca Zuga, criada pela brasileira Victória Moura Campos, que mora no Porto.

"É a ideia de tentar unir as pessoas através destas expressões, um pouco tugas e um pouco zucas", conta ao DN Brasil a jovem empreendedora de 29 anos. A inspiração para a criação das peças vem das duas casas da imigrante, Brasil e Portugal. "O que muito me inspira é trazer um pouco da nossa cultura e deixar o coração quentinho mesmo fora. Eu trago coisas do Brasil para cá, um pouco da cultura e tal, mas ao mesmo tempo não deixo de lado a cultura do país onde eu estou, onde eu moro, onde eu decidi ser a minha casa", argumenta.

A Zuga possui bonés, chapéus, camisetas, bolsas e outros produtos que Victória idealiza. Do lado português, "ganda pinta", "ê pah" e "tás a gozar" são algumas das frases. Do lado brasileiro, "puro suco de Brasil", "Borogodó" e "esquece" estão nas peças. Há também a mistura não só de Brasil com Portugal, mas também com regiões do país. É o caso da estampa "Chopp, fino e imperial". A empresária revela ao DN Brasil que o campeão de vendas é o típico palavrão português: "f***-se pah".

Foto: Divulgação

Os clientes são mistos, tanto brasileiros quanto portugueses. Victória cuida de todas as etapas, desde a idealização das peças até o envio pelo correio. Atualmente, vende online, a modalidade de compra disponível além das feiras em que participa. Em um ano de negócio, a imigrante diz que "não tem do que reclamar" e que o retorno das pessoas é positivo. "Todos adoram a marca, é muito gratificante chegar num festival, por exemplo, e ver as pessoas usando o boné, acho que a marca Zuga está indo para um caminho bem legal", celebra.

Publicitária de formação e atuação, a Zuga é também uma forma de exercitar a veia empreendedora da paulista. "Desde pequena sou assim, quando tinha uns oito anos saía com uma mesinha e vendia bijuterias na rua", recorda. Conciliando o trabalho como publicitária, Victória faz a própria estampa das peças com as máquinas que possui em casa. "Faço o máximo possível para ter um preço competitivo e assim chegar a mais pessoas", explica.

Além das clássicas expressões, há também coleções especiais, como o "Gostosas Club" e o "Latina Viajante", que destacam o empoderamento feminino, uma bandeira da qual a imigrante não abre mão. Para o futuro, Victoria diz que pensa em expandir ainda mais a marca digitalmente e buscar parcerias no mercado para a revenda de seus produtos. "Quero continuar unindo as duas culturas com essa brincadeira de palavras", afirma.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Brasileiro cria escola profissionalizante para imigrantes
O objetivo é responder à crescente demanda por uma formação dequalidade que atenda às necessidades específicas da comunidade imigrante em Portugal.
Água de coco do Brasil em Portugal? Esta dupla de empresários quer “tropicalizar as praias”
A cada 30 ou 40 dias chega um contentor com 10,5 mil unidades de coco, vindas diretamente de Pernambuco e Bahia.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais