“Há espaço para crescimento nos negócios entre Brasil e Portugal”, diz Câmara do Comércio
Prêmio nesta semana vai homenagear empresários portugueses que atuam no Brasil e vice-versa. Objetivo é valorizar mais negócios.
Texto: Amanda Lima
Os maiores impulsionares das relações entre Brasil e Portugal serão homenageados nesta semana em Lisboa. O prêmio “Aproxima Portugal-Brasil” será entregue na quinta-feira para 12 personalidades que se destacam no Brasil e em Portugal. O objetivo é reconhecer a contribuição para ambos os países e fomentar ainda mais o comércio entre os países.
“Há espaço para a relação comercial de Brasil e Portugal crescer ainda mais”, diz ao DN Brasil Otacílio Soares, mineiro presidente da Câmara do Comércio Luso-Brasileira.
Segundo dados exclusivos obtidos pelo jornal junto à Agência Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), os produtos de Portugal para o Brasil somam um total de 743 milhões de dólares, conforme atualização de julho deste ano. Já o Brasil exporta para cá 1,93 bilhão de dólares.
Daqui para lá seguem, principalmente, gorduras, óleos vegetais “soft”, bruto, refinado ou fracionado. O produto equivale à 40% das exportações de Portugal para o Brasil. Na sequência, com 14%, estão aeronaves e outros equipamentos, muito em parte fruto da Embraer em Portugal. Em terceiro lugar ficam as bebidas alcoólicas, principalmente o vinho português.
Do outro lado do Atlântico para cá, os óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos correspondem a 57% das exportações, seguido de óleos combustíveis de petróleo, com 7,3%. As aeronaves e equipamentos completam os três primeiros colocados, com 6,8%.
Mas os números menores também importam. “Todo o investimento é importante, aqui e lá”, avalia o presidente. Na visão de Otacílio, o setor de serviços em Portugal é um dos que mais podem ser beneficiados. Ele acredita que a grande presença de brasileiros em Portugal é um fator importante para tornar o país cada vez mais atrativo. Outra vantagem é ser uma porta para o mercado europeu. Já os empresários portugueses que querem investir no Brasil ganham em termos de mercado. “Temos que diversificar, não ficar só no azeite no caso de Portugal e o Brasil não exportar só petróleo”, comenta.
O empresário espera que a premiação seja um momento de divulgação das possibilidades de mercado e investimento. Será a primeira vez que 12 empresas/entidades serão homenageadas pela câmara. A escolha foi realizada por um comitê de associados.
Confira a lista de homenageados
- Estado de Minas Gerais
- Jorge de Melo (Sovena)
- Zeferino Ferreira Costa (Instituto Pernambuco)
- Rijarda Aristóteles (Clube Mulheres de Negócios em Língua Portuguesa)
- Nuno Guedes Vaz Pires (blue Travel, Gula e Revista de Vinhos)
- Paula Amorim (Galp), Francisco Gomes Neto (OGMA Grupo Embraer)
- Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé), Rubens Menin (Menin Estates)
- Miguel Setas (Grupo CCR)
- Luís Faro Ramos e Raimundo Carreiro (Embaixadores de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, respetivamente)
- Marco Stefanini (Grupo Stefanini)
amandalima@dn.pt