Luciana e parte dos corredores já em Portugal, no Porto, treinando e turistando.
Luciana e parte dos corredores já em Portugal, no Porto, treinando e turistando.Direitos reservados

Grupo de corredores do Ceará treina para meia maratona de Lisboa e alia prática esportiva e lazer com a viagem

Atletas amadores e amigos, os cearenses se dedicam à corrida para manter a saúde em dia, aproveitando eventos internacionais para aumentar a motivação e, também, turistar: "até vinho a gente toma".
Publicado a

No próximo domingo, 9 de março, Lisboa vai reunir cerca de 30 mil corredores na meia maratona oficial da cidade, evento que faz parte do calendário esportivo internacional. Entre os participantes, um grupo de cearenses que vem treinando desde dezembro para a prova, uma forma de intensificar a prática esportiva, fortalecer a amizade e aproveitar para turistar. "Tem pastel de nata, bolinho de bacalhau, até vinho a gente toma", diz ao DN Brasil, bem humorada, a coordenadora do grupo, Luciana Paiva.

Luciana e o marido são proprietários de uma assessoria para a prática de corrida em Fortaleza. Os alunos têm perfis variados, mas têm em comum o esporte como forma manter a saúde em dia. "A gente tem alunos de todo jeito. Tem atletas de elite, mas esse grupo é só de praticantes do esporte mesmo, muitos para o bem-estar", explica.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O grupo treina desde dezembro para a meia maratona de Lisboa. A engenheira Manuela Nogueira conta que vai participar pela quarta vez deste tipo de prova, "mas essa tem um gostinho especial: vai ser a primeira fora do Brasil".

"Sempre encarei a corrida como algo muito além do esporte. Pra mim, é disciplina, superação e um jeito de desafiar meus próprios limites. Cada quilômetro é uma conquista, um lembrete de que o esforço vale a pena Com o tempo, eu e meu marido encontramos nas corridas uma maneira perfeita de viajar, conhecer novos lugares e, ao mesmo tempo, cuidar da saúde. A gente se diverte, descobre cidades de um jeito diferente e ainda mantém o corpo em movimento", diz ao DN Brasil.

Manuela Nogueira e o marido treinam em Fortaleza para a meia maratona de Lisboa.
Manuela Nogueira e o marido treinam em Fortaleza para a meia maratona de Lisboa.Direitos reservados

Para a engenheira, "cada prova tem seus desafios, mas o que importa é seguir em frente, um passo de cada vez".

Segundo Luciana, o grupo pretende completar o circuito das Superhalf, as seis meias maratonas internacionais mais badaladas. Além de Lisboa, formam a lista ⁠as provas de Praga, Berlim, ⁠Copenhaga, Valência e ⁠Cardiff.

O espírito é sempre o mesmo, "motivar-mos uns aos outros", diz a coordenadora, incentivar a prática do esporte e ter bons momentos de lazer. O grupo, inclusive, já tem reserva num restaurante para depois da corrida. "Vamos lá confraternizar e comemorar", diz a cearense.

caroline.ribeiro@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Luciana e parte dos corredores já em Portugal, no Porto, treinando e turistando.
Empresário brasileiro que constrói casas populares em Portugal avalia dificuldades enfrentadas no setor
Luciana e parte dos corredores já em Portugal, no Porto, treinando e turistando.
Missão de negócios em Portugal para empresários brasileiros está com inscrições abertas
Diário de Notícias
www.dn.pt