Gregório Duvivier retorna a Portugal com a aclamada peça "O Céu da Língua" em junho
A comunidade brasileira em Portugal terá a oportunidade de acompanhar um dos maiores sucessos teatrais recentes em língua portuguesa a partir do próximo mês de junho. O consagrado ator e humorista carioca Gregório Duvivier retorna ao país com sua peça "O Céu da Língua", que em sua temporada de estreia, no ano passado, conquistou 7.000 espectadores em apenas três semanas no Teatro Aberto, em Lisboa. A nova turnê começa no dia 17 de junho em Faro e segue por 11 cidades portuguesas até o dia 1º de Julho.
“Todo texto é um pretexto. Escrevi essa peça para voltar a Portugal. Sim, nesse caso o palco veio antes da peça: “o teatro Aberto tem três semanas em Novembro”, me diz o Hugo Nóbrega (produtor executivo da peça). “Mas tem que ser uma peça nova”. Ah, que alívio. Ah, que desespero. Faz tempo que queria escrever essa tal peça novinha em folha. Já tinha o pretexto, só faltava o texto”, relata Duvivier, que resolveu então chamar sua “artista preferida no Brasil e no mundo”, Luciana Paes, para o projeto.
“Luciana compartilha comigo a obsessão pelo nome das coisas. Seu olhar fez nascer uma linguagem nova, uma maneira nova de contar histórias e dizer coisas que penso. Parimos juntos esse anfíbio do qual muito me orgulho: um filho do stand up comedy com o circo pobre. Adicionamos pitadas de Ted Talk e meia-xícara de teatro musical”, explica o carioca.
O espetáculo, que mistura stand-up comedy com poesia falada, é uma celebração da língua portuguesa e suas peculiaridades, que convida a plateia a reflexões humorísticas sobre o impacto da fala e da linguagem, trazendo novas perspectivas sobre a identidade e origem cultural de brasileiros e portugueses. Duvivier então explora as nuances da língua portuguesa com sua característica inteligência e humor, trazendo, além do stand-up e da poesia um acrescento da dramaturgia à peça.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Após a estreia em Faro no dia 17, a peça terá exibições nos dias 18 de junho (Convento São Francisco, Coimbra), 19 de junho (Caldas da Rainha) 20 de junho (Teatro Pax Julia, Beja), 21 de junho (Theatro Circo,Braga), 22 de junho (Coliseu Ageas, Porto), 24 e 25 de junho (CCB, Lisboa), 26 de junho (CA Águeda), 27 de junho (Teatro Municipal de Vila Real), 28 de junho (Centro Cultural de Paredes), 29 de junho (Fórum Luisa Todi, Setúbal) e dia 1º de Julho no (Teatro José Lúcio da Silva, Leiria).
Vale lembrar que, ao lado de João Vicente de Castro, o ator e humorista carioca já concedeu entrevista ao DN Brasil no ano passado. No âmbito da turnê de Portátil, peça do Porta dos Fundos, Duvivier falou um pouco sobre sua relação com Portugal.
“Portugal foi uma das coisas boas que o Porta dos Fundos me trouxe. A primeira visita foi inesquecível para mim. É muito louco você atravessar o oceano e as pessoas verem o seu trabalho. Talvez o gringo americano esteja acostumado com isso, com o mundo todo ver o seu trabalho, mas no Brasil não é assim. Claro que o Porta dos Fundos já era grande na época mas, ainda assim, atravessar o oceano e ver que as pessoas conhecem um projeto que começou entre amigos foi muito gratificante”, relatou à época.
O Céu da Língua conta com assistência de direção de Theodora Duvivier, trilha sonora de Pedro Aune, figurino Elisa Fauhaber & Brunella Provvidente e iluminação de Ana Luzia de Simoni. Vale destacar que os ingressos para a próxima temporada da peça já se encontram disponíveis para venda. As entradas podem ser adquiridas online através deste link ou nas bilheterias das casas que exibirão os espetáculos.