Gratuita em Coimbra, adaptação teatral do último romance de Saramago traz brasileiro Henri Pagnoncelli ao palco
Evento na Casa da Cidadania da Língua celebra laços culturais entre Portugal e Brasil. A entrada é sujeita à lotação da sala.
Texto: DN Brasil
O ator brasileiro Henri Pagnoncelli sobe ao palco na Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra, nesta sexta-feira, 27, para uma sessão gratuita da peça Caim, baseada no último romance de José Saramago. O evento faz parte das celebrações do centenário do escritor português e será uma oportunidade única para o público refletir sobre questões que ainda hoje ressoam profundamente na sociedade.
A peça não se restringe a uma mera adaptação literária, mas transporta o público para um debate sobre dilemas contemporâneos através da releitura da história bíblica de Caim e Abel. Com uma interpretação intensa, Henri Pagnoncelli dá vida ao protagonista, proporcionando uma experiência imersiva e provocadora.
Para o José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, entidade articuladora da Casa da Cidadania da Língua, "trazer uma obra como Caim para Coimbra é um tributo não apenas ao gênio de Saramago, mas também à força dos laços culturais entre Portugal e Brasil, que nossa associação tem o orgulho de promover e celebrar".
Além da poderosa atuação de Pagnoncelli, a peça conta com a direção de Jacyan Castilho e a adaptação dramatúrgica de Teresa Frota, ambos reconhecidos pela sua capacidade de transformar obras literárias em espetáculos cativantes e reflexivos.
O evento é organizado pela Associação Portugal Brasil 200 anos em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e conta com o apoio de várias entidades culturais e institucionais.
- Serviço:
Caim, de José Saramago
Data: 27 de setembro de 2024, 21h15.
Local: Casa da Cidadania da Língua, Rua Dr. João Jacinto 8, Coimbra .
Entrada gratuita, sujeita à lotação da sala.
Mais informações e confirmação de presença com Rosa Fernandes (WhatsApp: +55 11 9726 40037) ou pelo email agenda@portugalbrasil200anos.org