Governo lança marca gov.pt e uniformiza canais de atendimento dos serviços públicos em site e app
Com a criação do portal único, o cidadão vai conseguir tratar um conjunto de serviços que são disponibilizados pela Administração Pública. O gov.pt será lançado no próximo mês de setembro e em 2025 haverá um app.
Texto: Agência Lusa / DN Brasil
O Governo lança a marca gov.pt, que uniformiza canais de atendimento dos serviços públicos, com o objetivo de "facilitar a relação do cidadão e das empresas com o Estado", afirma à Agência Lusa a ministra da Juventude e Modernização.
"Temos uma proliferação de websites, mais de 300, e o cidadão muitas vezes não sabe onde é que se deve dirigir, ou tem de se dirigir a vários websites para conseguir tratar, às vezes, até de um mesmo problema", explica a ministra Margarida Balseiro Lopes. O objetivo "com a criação do portal único dos serviços digitais com a marca gov.pt é o cidadão dirigir-se a este site e lá conseguir tratar um conjunto de serviços que são disponibilizados pela Administração Pública", adianta a governante.
O portal único vai ter o histórico das interações que cada cidadão teve com os diversos serviços de atendimento do Governo para tratar de alguma questão.
O gov.pt será lançado no próximo mês de setembro e em 2025 haverá um app para que "o Estado concentre nesta aplicação os vários serviços que disponibiliza aos cidadãos", diz Lopes.
"Devemos privilegiar o digital", mas "temos de melhorar a forma como informamos as pessoas, porque muitas vezes vão para o presencial porque não sabem que podem tratar numa Loja de Cidadão, por exemplo", salienta.
A marca gov.pt vai ser anunciada pelo Governo no festival NOS Alive, que começa já no próximo dia 11, em Algés, onde haverá um stand oficial já com a marca. Além disso, "vamos ter este mês o primeiro Conselho de Ministros para a Transição Digital e Modernização, que é também uma mudança, porque nós temos os Conselhos de Ministros que se reúnem todas as semanas, mas tendo em conta a centralidade deste tema (...) existirão trimestralmente Conselhos de Ministros destinados" a esta matéria, sublinha a ministra.
"Isto porquê? Porque isto não está num único ministério. Isto está em vários ministérios. Isso significa que neste Conselho de Ministros que é presidido pelo primeiro-ministro, são feitos pontos de situação e apresentação de novas iniciativas para que este esforço não seja só do ministério da Modernização", esclarece Lopes.
Os serviços de atendimento telefônico, que, atualmente, são apenas em português, vão passar a estar disponíveis em outras línguas. "Hoje em dia nós temos uma porcentagem muito significativa" de estrangeiros vivendo em Portugal e "também temos de ter resposta nessas línguas", explica.
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