Frei brasileiro cria feijoada solidária em prol de ações voltadas à saúde no norte de Portugal
Na próxima sexta-feira, 9 de maio, vai ser realizada a 3ª edição da Feijoada do Frei, evento solidário promovido pelo Centro de Acolhimento O Poverello, em Braga, que presta cuidados de saúde a doentes do distrito e outras localidades do norte de Portugal.
O nome já revela a brasilidade do evento. A feijoada, prato que é a cara do Brasil, representa também a origem do diretor do centro. Frei Jacó está à frente dos trabalhos no local desde 2019, quando a gestão do Centro de Acolhimento O Poverello foi atribuída à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
"A Feijoada do Frei nasceu, em primeiro lugar, da necessidade de divulgar o trabalho do Poverello para a sociedade de Braga e região, já que muitas pessoas ainda diziam não conhecer o projeto. Além disso, surgiu também da necessidade de angariar fundos para a manutenção da obra. Ou seja, a Feijoada do Frei não é apenas um evento para arrecadar recursos, mas também uma forma de apresentar a instituição à comunidade. A partir desse contato, muitas pessoas passam a conhecer a causa e acabam contribuindo ao longo do ano"; explica o religioso ao DN Brasil.
Criado em 2011, o Poverello atende doentes do norte do país com cuidados de saúde de forma integrada, desde internamentos, cuidados paliativos, reabilitação, até apoio social às famílias dos pacientes, além de desenvolver ações de impacto preventivo junto à comunidade. Desde a sua fundação, o centro já fez mais de 20 mil atendimentos e gerou cerca de 100 empregos na região.
De acordo com o diretor, o evento solidário é também "uma oferta do nosso esforço e carinho à comunidade". Frei Jacó explica que todos os membros da equipe se envolvem na organização da Feijoada do Frei, que anima também os pacientes do Poverello. "Quem participa ajuda, é claro. Mas nós também temos o prazer de servir: de oferecer um prato saboroso, preparar uma estrutura acolhedora e proporcionar um ambiente bonito para todos. Inclusive, levamos nossos doentes para participarem do momento com os demais. Enfim, é uma experiência de partilha, solidariedade e amor ao próximo".
Os ingressos para a Feijoada do Frei custam 25 euros para adultos e 15 euros para crianças de 5 a 10 anos e podem ser adquiridos presencialmente no Centro de Acolhimento O Poverello ou através de contato com os organizadores pela perfil da instituição no Instagram. O evento vai ser realizado das 19h30 às 23h30 nas instalações do Regimento de Cavalaria n.º 6, em São Victor, Braga.
caroline.ribeiro@dn.pt