Fred Martins e Marcos Suzano lançam novo disco gravado entre Lisboa e Rio de Janeiro
"Barbarizando Geral" fica disponível nas principais plataformas digitais na próxima terça-feira (15).
Texto: DN Brasil
O cantor e compositor brasileiro Fred Martins, que há mais de 14 anos vive entre Portugal e Espanha, lança nesta terça-feira (15) seu mais novo álbum, Barbarizando Geral. Feito em parceria com o consagrado percussionista Marcos Suzano, músico com quem se encontra no universo afro-brasileiro do samba, o projeto foi gravado simultaneamente entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
"Este álbum tem muito de crônica social em forma de samba. Aborda problemas como a desigualdade social, o autoritarismo financeirizado e a destruição absoluta do meio ambiente. Barbarizando, nasce da inquietude em relação à eclosão e aumento do discurso ultraconservador, fascista mesmo, que naturaliza e semeia o ódio e a violência. O disco comenta uma série de situações que acontecem dentro desse quadro desolador, mas também reafirma a única saída possível, que é o que a vida nos pede: uma relação amorosa consigo mesmo e com o mundo", declara Martins.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Neste trabalho os arranjos minimalistas clarificam o essencial de cada canção, onde letra, melodia e ritmo ganham maior interesse com uma apurada pesquisa de sonoridades eletroacústicas. Para o compositor, a possibilidade de conduzir o projeto com Marco Suzano levou o álbum para outro patamar: "Poder fazer isso ao lado do Suzano foi desafiador, pois ele preparou coisas que eu não imaginaria, e levou o meu violão e o meu canto para lugares inesperados. Isto foi muito bom", completa.
O talento e a larga experiência de Fred Martins e Marcos Suzano garantem um repertório de fino artesanato embalado em um diálogo entre a percussão, voz e violão, com pinceladas de outras sonoridades instrumentais, como o bandoneón de Martín Sued, os teclados de Sacha Ambak, o trompete de Aquiles Moraes e o trombone de Everson Moraes, além das vozes de Nani Medeiros e o já citado MPB4.
‘’Eu dei muita sorte. O Fred toca um violão “da pesada”. Quando vem a batida eu sinto um ímpeto e eu tenho que analisar com a letra qual será a direção. E isto é muito é legal", diz Marcos Suzano.
As faixas do disco foram, em parte, compostas apenas por Fred Martins, mas também há parcerias com Roberto Bozzetti, Manoel Gomes, André Sampaio e Marcelo Diniz. Os arranjos musicais também são todos de Fred, exceto um tema que conta com a luxuosa colaboração de Elodie Bouny no arranjo de sopros.
A produção musical de Barbarizando Geral é de Fred Martins e Marcos Suzano e a produção executiva de Nei Barbosa. A capa do álbum foi criada pelo designer carioca Marcio Oliveira, a partir de desenhos do próprio Fred Martins, com caricaturas a preto e branco, onde a temática social é reforçada.
dnbrasil@dn.pt