Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Festmigra: a nova festa de imigrantes no Porto
Grupo é formado por imigrantes brasileiras que vivem em Portugal. Foto: Arquivo pessoal

Festmigra: a nova festa de imigrantes no Porto

Evento será no dia 08 de setembro, com entrada livre.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Letra sintética, sem energia, sem força, desconectada da potência da vida, não germina”. Com a inspiração das palavras do ativista e filósofo Nego Bispo, um grupo de 10 brasileiras imigrantes vai promover em setembro a primeira Festmigra. O evento será no dia 8 de setembro, no Porto. 

A ideia surgiu após escrever um capítulo do livro “Portugal Esquecido: Retratos de um país desigual”, em que destacaram “a arte e o afeto como forma de resistência” para as mulheres imigrantes. Decidiram passar das palavras à ação e promover uma festa que terá performance, teatro, exposição audiovisual, conversas e um momento de celebração. “Acreditamos que a arte e a festa são  também formas de resistência contra as investidas conservadoras atuais e essas são  formas de nos expressarmos a partir de nossos corpos e nossas potências”, responde coletivamente ao DN Brasil um grupo de 10 mulheres à frente da organização.

As imigrantes pretendem, com o evento, mostrar um novo paradigma da imigração.  “É uma tentativa de contribuir para esses novos paradigmas, a nossa proposta é mostrar a beleza e a potência da migração, os contributos das mulheres migrantes e a riqueza da diversidade inerentes a essa, com destaque para a força das redes de migrantes e a importância dos laços e dos afetos.”, explicam.

A programação é ampla. Haverá uma exposição-instalação fotográfica interativa, o lançamento de um vídeo da cantora brasileira Lua e um stand-up comedy para refletir com humor sobre as experiências migratórias em Portugal. Também será apresentada uma performance baseada num etnodrama, que faz parte do capítulo do livro escrito pelas brasileiras e que "dramatiza alguns dos temas centrais que emergiram das entrevistas", além conversa aberta e um momento final de festa e celebração. O evento terá também barracas de comidas e bebidas de empreendedoras imigrantes.

A Festmigra será no dia 8 de setembro à tarde, no AL859 Art Space, no Porto. A entrada é livre. "O convite para participar do Festi é para pessoas desassossegadas com as desigualdades que nos afligem e com espírito curioso e aberto", destacam. Em breve serão lançados mais detalhes da programação na página da festa no Instagram: @_festimigra.

amanda.lima@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais