Festmigra: a nova festa de imigrantes no Porto
Evento será no dia 08 de setembro, com entrada livre.
Texto: Amanda Lima
Letra sintética, sem energia, sem força, desconectada da potência da vida, não germina”. Com a inspiração das palavras do ativista e filósofo Nego Bispo, um grupo de 10 brasileiras imigrantes vai promover em setembro a primeira Festmigra. O evento será no dia 8 de setembro, no Porto.
A ideia surgiu após escrever um capítulo do livro “Portugal Esquecido: Retratos de um país desigual”, em que destacaram “a arte e o afeto como forma de resistência” para as mulheres imigrantes. Decidiram passar das palavras à ação e promover uma festa que terá performance, teatro, exposição audiovisual, conversas e um momento de celebração. “Acreditamos que a arte e a festa são também formas de resistência contra as investidas conservadoras atuais e essas são formas de nos expressarmos a partir de nossos corpos e nossas potências”, responde coletivamente ao DN Brasil um grupo de 10 mulheres à frente da organização.
As imigrantes pretendem, com o evento, mostrar um novo paradigma da imigração. “É uma tentativa de contribuir para esses novos paradigmas, a nossa proposta é mostrar a beleza e a potência da migração, os contributos das mulheres migrantes e a riqueza da diversidade inerentes a essa, com destaque para a força das redes de migrantes e a importância dos laços e dos afetos.”, explicam.
A programação é ampla. Haverá uma exposição-instalação fotográfica interativa, o lançamento de um vídeo da cantora brasileira Lua e um stand-up comedy para refletir com humor sobre as experiências migratórias em Portugal. Também será apresentada uma performance baseada num etnodrama, que faz parte do capítulo do livro escrito pelas brasileiras e que "dramatiza alguns dos temas centrais que emergiram das entrevistas", além conversa aberta e um momento final de festa e celebração. O evento terá também barracas de comidas e bebidas de empreendedoras imigrantes.
A Festmigra será no dia 8 de setembro à tarde, no AL859 Art Space, no Porto. A entrada é livre. "O convite para participar do Festi é para pessoas desassossegadas com as desigualdades que nos afligem e com espírito curioso e aberto", destacam. Em breve serão lançados mais detalhes da programação na página da festa no Instagram: @_festimigra.
amanda.lima@dn.pt