Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Festival de Músicas do Mundo tem artistas brasileiros na programação
Festival de Músicas do Mundo é uma das principais atrações do ano em Sines, na costa alentejana. Foto: Divulgação / FMM

Festival de Músicas do Mundo tem artistas brasileiros na programação

Dividido em duas partes, festival começa em Porto Côvo, no dia 20 de julho e termina em Sines, no dia 27.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

O Festival de Músicas do Mundo (FMM) é um dos mais especiais da longa lista de festivais que animam Portugal durante o verão. Realizado em duas cidades da costa alentejana (primeiro Porto Covo e depois Sines), o evento tem por tradição trazer, como diz o nome, artistas das mais diferentes partes do globo. 

Na edição deste ano, serão 27 países sendo representados por artistas de diferentes gêneros musicais, sendo o Brasil um deles. Em 2024, quatro brasileiros se apresentarão no FMM, que começa no próximo dia 20, em Porto Covo e termina no dia 27 (ou madrugada do 28), em Sines. 

A participação brasileira começa logo no primeiro dia de evento, com a performance da acordeonista baiana Lívia Matos no Palco Inatel, no centro de Porto Covo. Depois de anos circulando como instrumentista de artistas consagrados como Chico César e Badi Assad e participando na Orquestra Sinfônica da Bahia, a sanfoneira lançou o seu primeiro álbum em 2017. Radicada em São Paulo, Lívia tem turnê na França antes da vinda a Portugal, onde tem finaliza a programação da abertura do FMM em show marcado para a meia-noite do dia 21. 

Na semana seguinte, já em Sines, um dos grandes nomes contemporâneos da música brasileira promete lotar o Castelo da cidade litorânea. A cantora, compositora e Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes se apresenta no festival no dia 24 de julho. Com longa trajetória na música, no teatro e na política, Margareth Menezes já recebeu diversos prêmios e indicações desde o início de sua carreira, em 1980, e é uma das referências do axé e afrobeat no país. O show em Sines está marcado para às 22h15. 

No dia 25 de julho, é a vez de Marcelo Frota, conhecido por seu nome artístico MOMO, marcar presença na programação do FMM. Depois de viver em países como Angola, Portugal e Estados Unidos, MOMO escolheu Londres como base para viver e trabalhar e chega ao festival para apresentar o álbum “GIRA”, com toques de afrobeat e grooves latinos. Vai a Sines acompanhado de três artistas britânicos e um brasileiro, em performance marcada para às 18h, também no Castelo.

Por fim, a madrugada do dia 26 para 27 de julho será animada, entre outros artistas, pela carioca Ana Frango Elétrico. Revelação no Brasil, o peculiar nome artístico da cantora e compositora vem de uma brincadeira com seu sobrenome, Fainguelernt. Com três álbuns lançados desde o início da sua carreira, a jovem de 26 anos se apresenta em Sines às 2h15 da manhã no Palco Galp, em show em torno do disco "Me chama de gato que eu sou sua", lançado no ano passado. 

Vale lembrar que a primeira parte do festival, em Porto Covo, é aberta ao público, assim como os shows realizados no Palco Galp, em Sines. As apresentações no Castelo de Sines tem entrada paga. Confira a programação completa do FMM 2024 e informações sobre bilhetes neste link.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais