Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Chocolat Festival, organizado por brasileiro, terá 3ª edição em Portugal
O baiano Marco Lessa é o idealizador do Chocolat Festival. Foto: Divulgação

Chocolat Festival, organizado por brasileiro, terá 3ª edição em Portugal

Considerado um dos maiores eventos de chocolate do mundo, o Chocolat Festival neste ano decorre entre os dias 24 e 27 de outubro. Entrada é livre.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: DN Brasil

Considerado o maior evento de chocolate da América Latina, o Chocolat Festival, idealizado pelo baiano Marco Lessa, estará em Portugal pela terceira vez neste mês de outubro. Após receber mais de 50 mil pessoas no ano passado, o evento que completa cinco anos de sua primeira edição chega ao Porto com muitas palestras, workshops e showcooking com receitas de chocolate em quatro dias de festival. A programação decorre no WOW, em Vila Nova de Gaia, entre os dias 24 e 27 de outubro.

“Portugal é também a minha casa e não poderíamos deixar de fora do nosso calendário. Além disso, o país é fundamental na história do cacau por ter sido o responsável por levar o fruto dos Deuses para muitos países. Então, chocolate e Portugal possuem uma relação histórica, mas que poucos conhecem”, destaca Marco Lessa, CEO do Grupo M21 e idealizador do Chocolat Festival.

O evento deste ano chega para bater recordes. Um dos maiores eventos de chocolate do mundo, o festival conquistou um público superior a 1,5 milhão de visitantes em 39 edições. A partir de sua criação, em 2019, com o objetivo de dinamizar a cultura do cacau, surgiram mais de 350 marcas de chocolate artesanal no Brasil.

Ao longo desta 3ª edição do evento em Portugal, o chef Leo Vilella esculpirá uma escultura de chocolate com mais de 200kg de puro chocolate. Outros chefs estarão comandando receitas doces e salgadas a base de cacau: o português Helder Fernandes, do Wow, vai ensinar um suspiro chamado “Chocolate & Avelã”. Já a brasileira Mirna Gomes, chef do Palacete Severo, do Porto, vai ensinar um molho de cogumelos com chocolate. Natacha Fink, do restaurante amazónico Palaphita, de Cascais - do qual já contamos a história aqui no DN Brasil - promete uma receita com chocolate e vinho do Porto.

Carolina Sales, outra brasileira, dona do badalado café de Oeiras que leva o seu nome, compartilhará alguns segredos dos seus brigadeiros. Já da Argentina chega a chef Mariana Corbetta, que apresentará no festival a receita dos seus concorridos alfajores.

Nas palestras sobre o setor do cacau e do chocolate, estarão especialistas nacionais e internacionais como o português Pedro Araújo, criador do The Chocolat Story Museum, e Fabia Ribeiro, da VinteVinte, a costarriquenha Maria Jimenez, o britânico Spencer Hyman, os franceses Vincent Ferreira e Chloé Doutre e a espanhola Raquel Gonzalez Setién, co-fundadora da Kaitxo. Já nas bancas de chocolate, estarão representados países como Brasil, Portugal, França, Equador, Bélgica, Madagascar, entre outros.

Paralelamente ao Chocolat Festival, o Wow receberá o evento Origem Brasil de negócios, em parceria com a CNI, visando fortalecer a relação comercial entre Brasil e Portugal. São esperados mais de uma dezena de compradores de diversas partes da Europa para fazer negócios com os produtores brasileiros e portugueses em diversas áreas comerciais.

O Chocolat Festival é uma realização da MVU, Casa Brasiliana com a parceria do Governo do Estado do Pará, Governo do Estado da Bahia e WOW. O evento abre as suas portas no dia 24 de outubro, das 18h às 22h. Nos três dias seguintes, o evento decorre das 14h às 22h. A entrada é livre.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Mário Maluco, o empreendedor da Amazônia com alma carioca que quer “conquistar a Europa”
Conheça a história do empresário dono do Palaphita, restaurante nascido no Rio e agora também com uma casa em um dos lugares mais especiais de Cascais.
Dona Edna traz o sabor do Pará e amor para Lisboa
O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais