Feriado de 5 de outubro: o que se comemora (e o que fazer) em Portugal?
No dia 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia e passou à República. A data é marcada por celebrações em todo o país, com opções de lazer, de graça.
Texto: Caroline Ribeiro
Um sábado de feriado pode passar batido para quem, naturalmente, já estaria de folga, mas no caso deste 5 de outubro é difícil não perceber a movimentação institucional que toma conta de Portugal - e as atividades de lazer que surgem como opção.
A data celebra a implantação da República. Em 5 de outubro de 1910, o político republicano José Relvas, junto com uma comitiva de apoiadores, subiu para a varanda da Câmara Municipal de Lisboa e proclamou a instauração da "República Portugueza". O ato foi resultado de um movimento que ganhou força em 1908, quando o então rei Carlos I foi assassinado na Praça do Comércio.
O desgaste com a monarquia já existia no país, que passava por crises econômicas, pressão com as lutas nas colônias africanas e descontentamento da população com questões sociais. Com a revolução do dia 5 de outubro, Dom Manuel II, o herdeiro que sucedeu Carlos I, foi obrigado a fugir para o exílio e se tornou o último rei de Portugal.
A data é marcada por celebrações em todo o país, com opções de lazer, de graça. Confira algumas abaixo.
- Em Lisboa, o primeiro-ministro e o presidente participam da sessão solene, às 11h, na Praça do Município, em frente à Câmara Municipal. A cerimônia é mercada pelo hasteamento da bandeira de Portugal e por discurso das autoridades. Já o Palácio de São Bento, sede da Assembleia da República, fica de portas abertas para visitas, com programação musical e exposições, das 14h às 19h. Programação completa aqui.
- Em Cascais, às 15h, no Largo Cidade Vitória, em frente à Junta de Freguesia de Cascais, 120 artistas de rua promovem uma "arruada" organizada pelo Nice Groove Batucada. O percurso vai em direção à Baía de Cascais.
- Em Leiria, o Teatro de Animação de Santa Eufémia realiza, às 11 horas, na escadaria dos Paços do Concelho, uma encenação da implantação da República. No local, às 11h30, ocorre o lançamento do livro “Leiria: Dez opositores em luta contra a ditadura”, de Acácio de Sousa. Uma apresentação da Banda Municipal Funchalense encerra o programação, às 16 horas, no Mercado de Santana.
- Em Coimbra, a partir das 12h, começa a 2ª Edição do Street Food Coimbra, festival de gastronomia e animação no Jardim da Sereia. Já na Casa Municipal da Cultura, de 15h30 às 19h30, ocorre a 1ª Edição do Salão do Livro Antigo, com conferências e debates em torno da bibliofilia. Programação completa aqui.
caroline.ribeiro@dn.pt