Feira literária pernambucana vai ganhar versão portuguesa em Aveiro: "ponto de encontro para todos"
Os detalhes ainda estão sendo organizados, mas a Fliporto Portugal, assim como a original pernambucana, vai ter espaço com programação infantil, oficinas, palestras, workshosps.
Texto: Caroline Ribeiro
A cidade de Olinda acaba de se despedir da XIII Fliporto - Festa Literária Internacional de Pernambuco, mas a próxima edição, a primeira fora do Brasil, já está sendo preparada. O evento vai ganhar uma versão portuguesa, em Aveiro, em 2025.
Uma das curadoras da edição internacional é a produtora cultural Adriana Mayrink. Com experiência na execução de outros eventos literários no país, a brasileira ressalta que a iniciativa vai marcar a construção de "mais pontes" entre Brasil e Portugal. "Estamos nesse momento com tantos brasileiros vindo para Portugal. É muito importante ter mais um evento que abra esse lugar de fala entre os dois países", afirma ao DN Brasil.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A conexão entre Brasil e Portugal no evento pernambucano não é nova. O fundador e curador da Fliporto, Antônio Campos, diz que, agora, haverá ainda mais fortalecimento dos laços entre os dois países. "Sempre estivemos juntos, será uma maior aproximação. Faremos em Aveiro, durante a Aveiro Tech Week. Será uma Fliporto Portugal com o Brasil , países de mesma língua, a nossa grande pátria", diz ao DN Brasil.
A feira, que nasceu em 2007, tem sempre procurado levar autores da lusofonia para o Brasil. A edição que encerrou este domingo (17) em Olinda teve a presença do escritor português João Morgado, que lançou uma obra sobre Camões. "A nossa ideia de trazer agora um pouco do Brasil para cá é para unir todos e ser um ponto de encontro", ressalta Adriana Mayrink.
Os detalhes ainda estão sendo organizados, mas a Fliporto Portugal, assim como a original pernambucana, vai ter espaço com programação infantil, oficinas, palestras, workshosps, "alguma parceria gastronômica, arte, é um evento multicultural e envolve várias facetas", diz a curadora. A expectativa é de que o evento passe a fazer parte do calendário da Aveiro Tech Week, semana voltada à tecnologia e inovação.
caroline.ribeiro@dn.pt