Feira do Chocolate no Porto começa com rodadas de negócio "promissoras" para brasileiros
Texto: Amanda Lima*
Empresários brasileiros presentes na Feira do Chocolate no Porto - que integra rodadas de negócio - estão otimistas com as perspectivas de trazer seus produtos para Portugal. As duas rodadas de negócio foram definidas como "promissoras" por produtores ouvidos pelo DN Brasil no evento.
Um deles é o empresário André Garcia, de Cambé, interior do Paraná. As conservas de ovos de codorna, pepino, pimenta e outros poderão em alguns meses estar nas prateleiras dos mercados portugueses. "As rodadas de negócio estão muito promissoras. É a primeira vez que participo da feira aqui, costumo participar de eventos como em Paris, mas aqui está mesmo mais otimista", relatou.
A empresa, presente em grandes redes de supermercados do Paraná, também está em países como Japão e Paraguai. Agora, Portugal e o restante da Europa é a nova meta de expansão. "Faz muito sentido pelo número de brasileiros em Portugal, além de os portugueses gostarem muito dos nossos produtos", comenta André.
Igualmente otimista está a jovem empresária Josiane Luz, de 32 anos. Proprietária dos chocolates Luzz, relatou ao DN Brasil que as conversas estão avançando para que uma rede de centros comerciais tenha os seus chocolates. A empresa, criada em plena pandemia de Covid-19, tem apenas quatro anos e já acumula uma série de prêmios internacionais. "Fazemos mais do que chocolate, queremos unir história e cultura em um produto de qualidade e com ingredientes naturais", destaca a empresária. Em todas as embalagens, há um desenho de cordel que representa o Nordeste - região de onde vem o cacau que serve de base para a produção dos chocolates Luzz.
Do Norte do país também há otimismo. Alexandre Távora, diretor da Amazônia Cacau, espera em breve ter Portugal como mais um país na sua lista de exportações. "Estamos fazendo de tudo para isso", ressalta. Na feira, traz para exposição diversos produtos, como chocolates, licores e trufas com misturas curiosas: chocolate com cupuaçu e chocolate com açaí, todas típicas da Amazônia.
Em estágio ainda mais avançado para estar nas prateleiras portuguesas está o mel Fitobel, também da Amazônia. A empresa já possui autorização legal para vender dois tipos de mel na Europa. "Estamos agora em conversações com representantes comerciais. Já tivemos bons contatos nas rodadas de negócio aqui", comenta Luana Santos, representante comercial da empresa em Portugal. Segundo a profissional, o mel amazônico é "100% puro" e de agrado dos portugueses - já que dos brasileiros é conhecido e aprovado.
Ao final do primeiro dia da feira, Marco Lesa, promotor do evento, celebra o otimismo. "É só o início", disse. A programação segue até domingo, com rodadas de negócio diárias, feitas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A programação do Chocolat Festival também inclui degustação de produtos, showcookings, apresentações culturais e palestras. A entrada é livre. A feira ocorre no Wordl of Wine em Vila Nova de Gaia.
Confira fotos do primeiro dia:
Fotos: Pedro Granadeiro
amanda.lima@dn.pt
* A jornalista viajou a convite do evento.