Fábrica do Braço de Prata comemora 17 anos neste fim de semana
Associação de Marvila prepara programação especial de aniversário com mais de 30 apresentações artísticas
Texto: Nuno Tibiriçá
“Fábrica, última muralha de uma liberdade cinquentenária, onde preserva-se a experiência da coexistência das culturas. Como um fórum que não dorme, mas se renova na luta pela sua existência e a cada dia se aprimora, a Fábrica é fiel à representação de uma cidade de pessoas em permanente ebulição.”
Essas foram algumas das palavras usadas por meio das redes sociais da Fábrica do Braço de Prata para divulgar a festa de aniversário da associação. A partir das 20h desta sexta-feira (14) a fábrica celebra 17 anos de existência com programação cultural que se estende até às 3h da manhã de domingo (16).
Serão mais de 30 apresentações artísticas, com DJ´s, jam sessions, forró, samba e coro, com nomes portugueses e internacionais em performance. A programação também contará com a produção em conjunto de uma grande colagem, além de uma feira de comidas do mundo para matar a fome durante a festa.
Entre os nomes brasileiros do evento, destaque para a participação da dupla Barbara Rodrix e Tom Maciel, na sexta-feira. Já no sábado - e de sábado para domingo - Tatiana Cobbet e Sami Tarik são alguns dos nomes brasileiros que participam.
O preço para entrar no evento já está definido pelos responsáveis da Fábrica do Braço de Prata: “pague o quanto puder”, diz o cartaz convite do evento.
Antes um estabelecimento de fabricação de produtos militares do Estado português, a fábrica foi desativada em 1990. Em 2007, o filósofo e jornalista Nuno Nabais, liderou a idealização de um pólo cultural para ocupar o espaço da fábrica, que se encontrava abandonado. Desde então, a Fábrica do Braço de Prata se tornou das mais importantes associações culturais de Lisboa e sinônimo de resistência contra a gentrificação na zona oriental da cidade.
Confira a programação completa dos 17 anos da Fábrica do Braço de Prata.
nuno.tibirica@dn.pt