Evento online vai explicar sobre programa de retorno voluntário para imigrantes
Sessão será gratuita, com inscrição prévia.
Texto: Amanda Lima
Às vezes a vida de imigrante não dá certo e chega hora de pensar em voltar. Portugal é um dos países onde está disponível o programa de retorno voluntário da Organização para as Migrações (OIM). Chamado de Programa de Apoio ao Retorno Voluntário e à Reintegração - ARVoRe IX, a iniciativa faz o custeio das passagens e outras despesas, além de aconselhamento individual, apoio psicológico e, até mesmo, ajuda na reintegração ao país de origem.
Uma sessão online informativa sobre essa iniciativa será realizada nesta semana.A atividade é promovida pela Casa do Brasil e terá a presença de um representante da OIM. A sessão, que é gratuita, vai ocorrer na sexta-feira (8), às 15h. Apenas é necessário fazer a inscrição prévia neste link.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
"Esta sessão tem o propósito de informar em que consiste o programa, as condições para ter acesso ao mesmo e, ainda, de esclarecer dúvidas", resume a Casa do Brasil. Nos últimos anos, os brasileiros têm sido a nacionalidade que mais se candidata ao ARVoRe IX. Desde 2016, 5.360 imigrantes se candidataram, sendo que 85% são cidadãos do Brasil.
A sessão integra o projeto FAMI 2030 Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) Migrar com Direitos - Integrar para a Igualdade, promovido pela Casa do Brasil de Lisboa e financiado pelo Fundo para as Migrações e Asilo (FAMI). Os últimos dois encontros da mesma série foram sobre empregabilidade e manifestações de interesse.
amanda.lima@dn.pt