Estudo quer saber a opinião das pessoas imigrantes sobre como são tratadas em Portugal
Qual o estado da saúde em Portugal? E da educação? E do atendimento aos imigrantes e do mercado da habitação? Em resumo, qual o Estado da Nação? Este é o mote da nova edição do projeto MigraMyths - Desmistificando a Imigração, promovido pela Casa do Brasil. O questionário já está disponível e pode ser respondido de forma anônima.
Além das perguntas, o documento tem questões abertas em que a pessoa pode responder, como "Que mudanças faria nas políticas de imigração de Portugal?" e "Para você, o que significa estar integrado/a?".
O objetivo deste projeto é "desconstruir mitos, estereótipos e desinformação sobre a imigração em Portugal". O questionário "foi criado para ouvir as pessoas imigrantes e conhecer as diferentes realidades e experiências no processo de imigração". Quanto mais respostas, mais dados são obtidos para o relatório, que sempre consta recomendações sobre como melhorar os problemas apontados.
O MigraMyths - Desmistificando a Imigração já teve temas o atendimento no serviço público, xenofobia e outros. No último relatório, um dos dados de destaque foi que o medo, a impotência e a impunidade são apontados como motivo para não denúncia de xenofobia por brasileiros. 76% das pessoas que relataram ter sofrido discriminação não efetuaram denúncias. Os resultados desta edição serão apresentados no final do segundo semestre.
amanda.lima@dn.pt