Estado de Minhas Gerais promove capacitação em turismo com evento de gastronomia em Portugal
A ação faz parte da estratégia do estado para apresentar os seus atrativos turísticos, culturais e gastronômicos em Portugal. Chef Caio Soter vai assinar um jantar típico mineiro no evento em Lisboa.
Texto: DN Brasil
O governo de Minas Gerais vai realizar um programa de capacitação em turismo e investimento no dia 15 de novembro, no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, seguido de um jantar organizado pelo chef Caio Soter destacando a gastronomia mineira. Responsável pela cozinha do Pacato, um dos mais importantes restaurantes de Belo Horizonte, o chef brasileiro tem privilegiado os produtos da terra, preservando sabores e saberes.
A ação faz parte da estratégia do estado para apresentar os seus atrativos turísticos, culturais e gastronômicos em Portugal, promovendo iniciativas que facilitam o intercâmbio de negócios e investimentos, além de reforçar as relações econômicas e comerciais com o país.
Antes do evento de gastronomia, representantes de Minas Gerais também vão participar do evento Essência do Vinho, em Lisboa, de 9 a 11 de novembro, promovendo o destino e os produtos regionais, como vinhos, queijos, cachaças, azeites e a cozinha mineira. A iniciativa integra a "Semana da Gastronomia Mineira", durante a qual, no dia 13 de novembro, um chef lisboeta acolherá um chef mineiro no seu restaurante, convidado pelo grupo Fartura Gastronomia.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Para Romeu Zema, governador de Minas Gerais, o estado tem uma ligação profunda com Portugal, "partilhando a língua e raízes culturais e históricas. Com apenas algumas horas de distância, acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de criar novas oportunidades de negócios para investidores e empresários portugueses e brasileiros, impulsionando as exportações, importações e o crescimento conjunto dos dois mercados", diz em comunicado.
Relação entre Minas e Portugal
Projetos como a nova unidade hoteleira Vila Galé Brasil, que criará 120 postos de trabalho na cidade de Ouro Preto, e a fábrica de cápsulas de café da Mocoffee, que empregará 80 pessoas na região Sul/Sudoeste de Minas, mostram que a relação do estado com Portugal segue favorecendo investimentos financeiros. A Mota-Engil, conglomerado português de construção, também estabeleceu uma sede em Belo Horizonte.
Minas Gerais tem-se afirmado como um destino turístico atrativo para portugueses, que já representam o segundo grupo de turistas estrangeiros mais significativo do estado. Portugal tem um consulado em Belo Horizonte, além de dois consulados honorários em Montes Claros e Juiz de Fora. A companhia aérea TAP assegura voos diretos entre Lisboa e a capital mineira.
dnbrasil@dn.pt