Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Entrada de turistas brasileiros em Portugal tem aumento de 25% em 2023
Foto: Leonardo Negrão / Global Imagens

Entrada de turistas brasileiros em Portugal tem aumento de 25% em 2023

Ao longo do ano passado, cerca de 1,3 milhões de turistas do Brasil entraram em Portugal.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Ao longo do ano passado, cerca de 1,3 milhões de turistas do Brasil entraram em Portugal. O número é 25% maior do que o total de entradas no ano anterior, quando pouco mais de 1 milhão de pessoas do Brasil chegaram aos aeroportos portugueses. Os dados constam no relatório anual sobre o turismo, produzido pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos entre os países emissores de fora da Europa. Em 2023, mais de 1,5 milhões de americanos visitaram Portugal. A liderança já ocorria em 2022, quando 1,1 milhões de turistas dos Estados Unidos passaram pelo país. O aumento de um ano para o outro foi de 25%.

Por outro lado, os brasileiros são, entre os 15 principais mercados, os que apresentam menor taxa de sazonalidade: visitam Portugal o ano todo. Em 2023, o mês com mais dormidas na hotelaria do país foi maio.

Dos mais de 1,5 milhões de turistas do Brasil, não é possível identificar quantos destes utilizaram a viagem para morar em Portugal. Esse mecanismo foi extinto em junho deste ano, com o fim do sistema de manifestações de interesse. Agora, depois da entrada em território nacional, não existe mais a principal modalidade de pedido de título de residência sem visto. 

A medida acaba de completar um mês e, já está acompanhada de mudanças adicionais. Por exemplo, o pedido do Número de Inscrição na Segurança Social (NISS) já não pode mais ser realizado sem visto prévio ou comprovante do pedido de autorização de residência. O Governo confirmou ao DN Brasil que a mudança se deve para evitar tentativas de regularização no país sem um visto no país de origem.

amanda.lima@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais