Empresas brasileiras podem concorrer ao programa de internacionalização em Lisboa
A vencedora terá acesso a um stand na Web Summit Portugal, com uma viagem de ida e volta para uma pessoa incluída e entrada no Programa de Scaling, avaliado em mais de 125 mil reais (cerca de 25 mil euros).
Texto: Amanda Lima
Abriram hoje (22) as inscrições para uma competição que dará prêmios para scaleups brasileiras interessadas em expandir mercados para Portugal. A iniciativa é da Unicorn Factory Lisboa, que quer atrair mais empresas brasileiras de tecnologia para o ecossistema português e europeu. "O contrário já está a acontecer, isto é, empresas portuguesas no Brasil, queremos ampliar essa ponte, o mercado brasileiro é prioritário para nós", explica ao DN Brasil Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa.
As inscrições estão abertas até 15 de setembro. A premiação para a melhor scaleups é de um estande no Web Summit Lisboa, que ocorre em novembro, e passagem ida e volta com acompanhante. Outro prêmio é a entrada no programa Scaling Up de Lisboa, avaliado em 125 mil reais (cerca de 25 mil euros). O programa inclui mentoria, introduções a investidores e parceiros corporativos, apoio para expansão internacional e desenvolvimento de competências de liderança para fundadores e equipes senior.
De acordo com Gil, a iniciativa é destinada ao setor tecnológico, para empresas que já estejam consolidadas no Brasil, tenham pelo menos um produto já desenvolvido e equipe estruturada. "São os requisitos mínimos para se poder crescer internacionalmente, tem de ter essa capacidade, não só crescer no Brasil, mas também começar a ter sementes de crescimento noutros mercados", ressalta o diretor.
Startups em início de atividade não são elegíveis nas condições do concurso. "Se ainda está a tentar encontrar o seu mercado dentro do mercado brasileiro, começar logo a expandir-se para fora, só vai perder foco", pontua. Como áreas que podem ser de interesse, o executivo cita a saúde, educação, inteligência artificial e, em especial, a agricultura. Na visão do empreendedor, o Brasil "é muito forte nesta área".
Entre os critérios de seleção estão as receitas geradas, a qualidade e estrutura da equipe, o crescimento verificado, o potencial de internacionalização e ainda a qualidade do pitch deck. Quem ficar em segundo e terceiro lugar terá direito ao programa Launch in Lisbon, que possibilita uma imersão em Lisboa para compreender o mercado e criar conexões estratégicas, além de um bilhete de acesso ao Web Summit.
De Portugal para o mundo
Segundo Gil, as vantagens em começar o processo de expansão por Portugal começam pela cultura similar. "Mas temos mais vantagens face aos outros mercados. Temos mão de obra de alto nível, um país seguro e muito aberto a receber pessoas de outros países", destaca. Do ponto de vista de mercado, o diretor argumenta que "o mercado que não é grande, mas tem a dimensão suficiente para ajustar os produtos à realidade europeia".
Para ele, isso é uma vantagem para scaleups brasileiras. "Empresas que querem vir para a Europa, crescer em outros mercados, como Espanha, Alemanha, Reino dos Unidos, tem aqui a capacidade de estar num mercado mais pequeno, ou ir já para os mercados maiores, mas ter uma base num país que tem as condições para ter uma equipa motivada e em crescimento", detalha.
Gil espera que o concurso atraia mais empresas brasileiras para o Scaling Up de Lisboa. Mais informações neste link.