Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Em 10 anos, 159 arquitetos brasileiros receberam autorização para trabalhar em Portugal
Carteira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Foto: divulgação.

Em 10 anos, 159 arquitetos brasileiros receberam autorização para trabalhar em Portugal

Para se registrar de maneira definitiva na Ordem dos Arquitectos, os profissionais brasileiros precisam estar regularmente inscritos no Conselho de Arquitetura e Urbanismo há no mínimo 12 meses.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

De 2014 a 2023, 159 arquitetos brasileiros foram admitidos na Ordem dos Arquitectos (OA) em Portugal, ficando habilitados para o exercício da atividade no país. É o maior grupo de estrangeiros regularizados. Ao todo, 519 profissionais de outros países se registraram na OA no mesmo período.

O balanço é da Ordem dos Arquitectos, que realiza nesta sexta-feira, em Lisboa, a reunião da ENACA - European Network of Architects’ Competent Authorities. O evento promove reflexões sobre a regulamentação profissional, diretivas europeias, formação e os desafios do uso da inteligência artificial.

A ordem portuguesa e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil têm um acordo de reciprocidade, estabelecido no ano passado, que facilita o intercâmbio de profissionais.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Para se registrar na Ordem dos Arquitectos, os profissionais brasileiros precisam estar regularmente inscritos no CAU há no mínimo 12 meses. A documentação exigida é:

  • Diploma de graduação em arquitetura com reconhecimento, revalidação ou equivalência concedidos por uma instituição de ensino superior em Portugal.
  • Documento de identificação válido em Portugal.
  • Número de Identificação Fiscal (NIF).
  • Comprovante de registro ativo no CAU, indicando a data de inscrição.
  • Declaração de que o candidato não se encontra suspenso por motivos disciplinares emitida pelo CAU.
  • Formulário de inscrição preenchido.

O acordo permite também o registro temporário de arquitetos brasileiros, para serviços ocasionais em conjunto com profissionais portugueses. Neste caso, é preciso apresentar o contrato temporário ou o compromisso firmado entre o candidato e o contratante em Portugal.

A taxa de inscrição na OA custa 200 euros.

Para mais informações, consulte o acordo, disponível no site do CAU.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Conselho Federal de Fonoaudiologia tenta diálogo para habilitação dos profissionais em Portugal
O DN Brasil ouve o Conselho Federal de Fonoaudiologia, que acompanha a situação destes terapeutas (da fala e audiologistas) em Portugal. Grupo de trabalho prometido no ano passado para articular uma solução junto da autoridade portuguesa ainda não saiu do papel.
Valor necessário para pedido de visto vai aumentar
Um aumento, por exemplo, de 10 euros, significa pelo menos 50 reais a mais no montante de cada mês para comprovação dos meios de subsistência.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais