É neste domingo a Feira Cultural Brasileira em Lisboa
Entrada é gratuita e atividades começam às 13h.
Texto: DN Brasil
Muito sol, calor e música brasileira e atividades culturais variadas do Brasil: assim será Lisboa domingo (18) na Fábrica Braço de Prata. Será a estreia da Feira Cultural Brasileira, a primeira de cinco edições, que serão realizadas sempre no terceiro domingo de cada mês até dezembro.
Além de promover a cultura do Brasil, como ocorre sempre no local, o objetivo é garantir que os blocos de Carnaval possam realizar a festa na rua em 2025. Sem cobrança de ingresso na entrada, a feira pretende arrecadar recursos de forma voluntária e através da venda de bebidas como capirinha.
A programação inicia às 13h e segue até meia-noite, com quase 20 atividades diferentes. Além de muita música e dos expositores de comidas típicas brasileiras, serão realizadas ações educativas para todos os públicos. As crianças poderão participar, por exemplo, da aula de iniciação à percussão para crianças na sala Deleuze às 15h ou da contação de histórias, mitos e lendas, na sala Nietzsche, às 16h. Os eventos são gratuitos e não é preciso inscrição prévia.
"O evento é dedicado aos amantes de cultura brasileira, amantes do carnaval de todas as culturas e todos aqueles que são convencidos de que uma sociedade de regras e concessões precisa de um instante de catarse colectiva orientado pelo amor e pela brincadeira", destacam os organizadores.
A Fábrica Braço de Prata fica na Rua do Material de Guerra 1, Marvila / Lisboa / 1950-128. Para chegar de transportes públicos, a estação de trem mais próxima é a Braço de Prata e os ônibus 728 e 714 param perto do local. Quem for de carro pode usufruir do estacionamento gratuito.
Confira abaixo a programação completa do evento.
Atividades na área externa da Fábrica Braço de Prata
13h às 17h - Construção coletiva do Bumba Meu Boi da feira
14h - DJ Xandão (esplanada)
14h30 - 15h30 - Nay flash tattoo (tenda Espinosa)
15h - Banho de mangueira (esplanada)
15h30 - Cortejo do bloco Oxalá (esplanada)
16h-17h - DJ Xandão (esplanada)
16h-17h - Roda de conversa sobre as questões burocráticas relativas ao Carnaval de 2025 - (tenda Espinosa)
17h15 - Roda de Côco (tenda Espinosa)19h45 - Carolina Zingler Trio (tenda Espinosa)17h-20h - Aula de teatro (Me) Lambe-Lambe (apenas para maiores de 18 anos)
Atividades nas salas internas da Fábrica Braço de Prata
15h - Aula de iniciação à percussão para crianças - Sala Deleuze
16h - Contação de histórias, mitos e lendas - Sala Nietzsche
16h30 - Aula de passista de samba, com Flávia Mota - Sala Prado Coelho
20h - Sarau de poesia com Ana Luiza Tinoco, Lu Savina, Flora Lahuerta e João Innecco - Palco aberto - Sala Nietzsche
21h - 00h - Baile de forró com Espaço O Baião - Sala Prado Coelho
21h30 - Projeção do documentário “A Confederação dos Tamoios: a última batalha” (45min, 2019, direção de Carlos Pronzato - Sala Visconti
22h - 00h - Baile Funk - Sala Foucault.
dnbrasil@dn.pt