É artista do Brasil e mora em Portugal? Há uma residência com vagas abertas
Entre os trabalhos que vão ser contemplados estão composições musicais, roteiros de teatro ou ensaios. Os candidatos não precisam morar em Portugal, mas a relação com o país vai contar para a seleção.
Texto: DN Brasil
Estão abertas as candidaturas para a residência artística da fundação Kees Eijrond (KEF), organização para incentivo de atividades culturais, de origem holandesa, que tem sede em Lisboa. O foco do programa é na escrita e candidatos de qualquer nacionalidade podem concorrer.
"Serão contemplados projetos de composição musical, criação literária, ensaística, teatral ou cinematográfica. Sem querer direcionar o trabalho, a relação com o território português, seja urbano ou rural, não será um critério de seleção, mas terá peso na avaliação das propostas", informa a fundação.
A residência vai ter duração de duas semanas, de 30 de setembro a 14 de outubro, e tem como diretora executiva a brasileira Mirna Queiroz, programadora cultural que vive em Lisboa.
Os artistas selecionados vão contar hospedagem e com o estúdio da KEF, localizado no prédio histórico do Verride Palácio Santa Catarina, à disposição. A fundação pretende que a comunidade local seja envolvida nas atividades. Para isso, os artistas selecionados vão ter a chance de ministrar workshops e apresentar seus trabalhos à população.
As inscrições podem ser feitas até 5 de Setembro de 2024 pelo e-mail: info@kefoundation.eu. É preciso enviar:
- formulário de inscrição preenchido, currículo, carta de proposta, descrição detalhada do projeto, com calendário de desenvolvimento, e compromisso de publicação ou apresentação da obra.
O resultado vai ser divulgado até 15 de setembro.
dnbrasil@dn.pt