Dona Edna traz o sabor do Pará e amor para Lisboa
O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público.
Texto: Amanda Lima
Aos 62 anos e já aposentada, dona Edna Pessoa Reis não consegue ficar parada. Gosta de cozinhar, de pessoas, de tratar bem os que a rodeiam, sempre com uma palavra querida ao entregar um prato de vatapá. Dona Edna, ao lado de José Augusto Maneschy - o Macá, são as mãos e alma do Comidinhas com Amor, que já virou uma presença confirmada sempre nas feiras culturais da Fábrica Braço de Prata.
A brasileira saiu de Belém do Pará em 2023 e vive entre Espanha e Portugal, países onde vivem as duas filhas. Sem se habituar a não trabalhar, viu na cozinha, sua profissão de longa data, uma forma de “receber energia, interagir com as pessoas e fazer com que sintam o sabor de casa ou de algo que nunca comeram”, resume ao DN Brasil.
Foi, aliás, através do DN Brasil que dona Edna ficou sabendo da oportunidade de expor nas feiras. A filha Tainá e o genro Artur viram a notícia do jornal sobre a busca de expositores e deram a ideia para Edna e Macá. Logo na primeira edição em que participaram, venderam todo o estoque.
O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, e que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público. Já a feijoada, outro clássico do Comidinhas com Amor, é feita por Macá, o parceiro de panelas. Doces paraenses e uma cachacinha também não faltam no estande. Tudo exige uma preparação que começa bem antes dos movimentados domingos de festa.
“Na sexta fazemos as compras, no sábado fazemos a preparação, vou mais ou menos é 2h30 da manhã e 6h30 é hora de levantar e vir pra cá”, conta. Aos poucos, a cozinheira vai encontrando os ingredientes mais parecidos possíveis, para que suas receitas fiquem fiés àquilo que aprendeu com a mãe. “Encontro muita coisa nas lojas brasileiras e de produtos africanos, temos temperos muito parecidos”, relata.
Até agora, o Comidinhas com Amor tem sido um sucesso em Lisboa e o plano é continuar, não só pelas vendas, mas pelo que isso representa para dona Edna. “Fico nutrida emocionalmente, muito feliz e realizada”, finaliza. Em breve, o Comidinhas com Amor estará nas redes sociais para que as pessoas saibam em qual feira por Portugal estarão vendendo os sabores do Pará.
amanda.lima@dn.pt