Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Dona Edna traz o sabor do Pará e amor para Lisboa
Edna Pessoa Reis tem 62 anos e está aposentada, mas não fica parada. Foto: Carlos Pimentel / Global Imagens.

Dona Edna traz o sabor do Pará e amor para Lisboa

O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Aos 62 anos e já aposentada, dona Edna Pessoa Reis não consegue ficar parada. Gosta de cozinhar, de pessoas, de tratar bem os que a rodeiam, sempre com uma palavra querida ao entregar um prato de vatapá. Dona Edna, ao lado de José Augusto Maneschy - o Macá, são as mãos e alma do Comidinhas com Amor, que já virou uma presença confirmada sempre nas feiras culturais da Fábrica Braço de Prata.

A brasileira saiu de Belém do Pará em 2023 e vive entre Espanha e Portugal, países onde vivem as duas filhas. Sem se habituar a não trabalhar, viu na cozinha, sua profissão de longa data, uma forma de “receber energia, interagir com as pessoas e fazer com que sintam o sabor de casa ou de algo que nunca comeram”, resume ao DN Brasil

Foi, aliás, através do DN Brasil que dona Edna ficou sabendo da oportunidade de expor nas feiras. A filha Tainá e o genro Artur viram a notícia do jornal sobre a busca de expositores e deram a ideia para Edna e Macá. Logo na primeira edição em que participaram, venderam todo o estoque.

Artur, Tainá, Macá e dona Edna. Foto: Amanda Lima

O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, e que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público. Já a feijoada, outro clássico do Comidinhas com Amor, é feita por Macá, o parceiro de panelas. Doces paraenses e uma cachacinha também não faltam no estande. Tudo exige uma preparação que começa bem antes dos movimentados domingos de festa.

“Na sexta fazemos as compras, no sábado fazemos a preparação, vou mais ou menos é 2h30 da manhã e 6h30 é hora de levantar e vir pra cá”, conta. Aos poucos, a cozinheira vai encontrando os ingredientes mais parecidos possíveis, para que suas receitas fiquem fiés àquilo que aprendeu com a mãe. “Encontro muita coisa nas lojas brasileiras e de produtos africanos, temos temperos muito parecidos”, relata.

Até agora, o Comidinhas com Amor tem sido um sucesso em Lisboa e o plano é continuar, não só pelas vendas, mas pelo que isso representa para dona Edna. “Fico nutrida emocionalmente, muito feliz e realizada”, finaliza. Em breve, o Comidinhas com Amor estará nas redes sociais para que as pessoas saibam em qual feira por Portugal estarão vendendo os sabores do Pará.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Com resistência e luta, Carnaval 2025 de Lisboa já começou
O saldo do primeiro domingo é avaliado ao DN Brasil pelos organizadores como positivo.
Daiane Baú, a jornalista que encontrou no afeto a chave para empreender
Após dificuldades para conseguir trabalho na área de especialização, Daiane resolveu investir em uma empresa que prepara cestas de café da manhã.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais