Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Documentário luso-brasileiro sobre a Amazônia estreia em festival no Porto

Dirigido por Priscilla Brasil, "Não haverá mais história sem nós" será exibido no Porto/Post/Doc neste domingo (24).

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Documentário luso-brasileiro sobre a Amazônia estreia em festival no Porto
Cena do documentário dirigido por Priscilla Brasil. Foto: Divulgação

Texto: Nuno Tibiriçá

Dirigido pela paraense Priscilla Brasil, o documentário luso-brasileiro Não Haverá Mais História Sem Nós, terá sua estreia em Portugal na 11ª edição do Porto/Post/Doc: Film & Media Festival. O evento, que se iniciou na última sexta-feira (22) e decorre até o dia 30 de novembro, celebra o cinema como ferramenta de reflexão e transformação social.

A primeira exibição do filme de Priscilla Brasil no festival será já neste domingo (24), às 18h45, no Cinema Passos Manuel. O filme chega a Portugal com o intuito de amplificar o debate sobre colonialismo, racismo e a exploração histórica da floresta amazônica e de seus povos.

Uma coprodução entre a Companhia Amazônica de Filmes (Brasil) e a Clandestina Filmes (Portugal), Não Haverá Mais História Sem Nós mergulha nas contradições das representações ocidentais sobre a Amazônia. Entre Belém e Munique, os cineastas Priscilla Brasil e Raphael Uchôa desconstroem a visão da floresta como um "vazio demográfico selvagem".

O filme denuncia o racismo que perpetua a marginalização dos povos amazônicos, ao mesmo tempo que apresenta a Amazônia como uma sociedade vibrante, produtora de saberes complexos e protagonista da sua própria história. “Este filme é um manifesto. É um apelo para que o mundo nos enxergue como parte da história, reconhecendo tanto nossa diversidade quanto o silenciamento secular que enfrentamos”, declarou em nota a diretora Priscilla Brasil.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O filme estreou mundialmente no Bali International Film Festival, onde recebeu o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem. Foi também premiado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) no Brasil. No Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, o documentário terá também uma exibição no dia 29 de novembro, no Batalha Centro de Cinema, às 21h.

Vale pontuar que o filme é um dos concorrentes na categoria Competição Cinema Falado do festival e os ingressos para ambas exibições de Não Haverá Mais História Sem Nós já estão disponíveis para venda. As entradas custam €5 e podem ser adquiridas neste link.

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Indígena brasileiro ganha a Europa com filme sobre sua história
Em conversa ao DN Brasil, Verónica Castro e Kawá Huni Kuin falam sobre o documentário “Yupumá”, que chega aos cinemas portugueses na próxima semana.
Diversidade: muito além de Rio e São Paulo, brasileiros vêm “de todo o lado”
Hoje são 615 mil os brasileiros com título de residência em Portugal, vindos de todas as regiões do Brasil.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais