Rafael Ré, da Lavateria.
Rafael Ré, da Lavateria. DR

Do interior paulista para Portugal: lavanderia brasileira aposta no conforto e já projeta expansão na Europa

A Lavateria, que nasceu em São José do Rio Preto e tem quase 600 unidades no Brasil, já opera em todas as regiões de Portugal e mira o mercado europeu com modelo que alia autosserviço e acolhimento.
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Que atire a primeira pedra o imigrante brasileiro que nunca teve que recorrer à uma lavanderia de roupa nas ruas de Portugal. Num país marcado pelo tempo chuvoso no inverno - especialmente neste ano - as lavanderias muitas vezes salvam nossas vidas com a praticidade e preço acessível que normalmente oferecem. A "falta de conforto" de algumas dessas lojas, no entanto, foi a lacuna vista para uma oportunidade de negócio de brasileiros que, dois anos atrás, decidiram empreender no ramo na terrinha.

"Algumas lavanderias de autosserviço aqui em Portugal parecem até uma cena de crime, como a gente brinca: às vezes não tem lugar para sentar, às vezes está mofada, sem acesso à internet. Então o que a gente trouxe foi esse jeito brasileiro de fazer negócio e trazer mais conforto para as pessoas", conta em entrevista ao DN Brasil o paulista Rafael Ré, Head de operações da Lavateria, rede de lavanderias brasileira que já conta com mais de 10 unidades espalhadas ao redor de Portugal.

De acordo com Rafael, a ideia de ampliar marca para o país surgiu do fundador da empresa, Leandro Silva, que construiu um império da Lavateria no Brasil. Ao todo, são quase 600 lojas da empresa que foi criada na cidade de Rafael e Leandro, São José do Rio Preto (SP), que depois se expandiu por todo o país - a Lavateria tem representação em todos os estados. Agora, a dupla vê em Portugal a porta de entrada para outros países europeus.

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"O Leandro viu que o mercado de lavanderias era muito promissor aqui por ser muito enraizado na cultura portuguesa e europeia como um todo. Acredito que o nosso modelo de negócio tenha sido a receita para o sucesso que tivemos até agora, uma maneira muito focada em custo-benefício, tanto para o nosso franchizado, quanto para o nosso franqueado, quando para o usuário final, acaba por ter um preço muito competitivo", destaca o paulista, em Portugal há quatro meses.

Na terrinha, a Lavateria, vale destacar, assim como no Brasil, já conta com unidades em todas as regiões do país. "Inauguramos uma nova loja no Porto, temos também em Sintra, Lisboa, Algarve, Alentejo... e o nosso objetivo é de chegar em 50 unidades até o final do ano", conta o head de operações da marca, avisando que Portugal é apenas o primeiro dos países para os quais a Lavateria pretende atuar no Velho Continente.

"Em breve a gente deve chegar na Espanha, é uma questão até estratégica: Portugal tem um pouco mais de 12 milhões de habitantes, então quando a gente olha para a Espanha, a gente consegue ter essa expansão de uma maneira mais saudável", refere Rafael. A Espanha, vale ressaltar, tem uma população de cerca de 60 milhões de pessoas.

"Acho que essa expansão é algo que vai acontecer naturalmente. Já temos alguns candidatos, estamos ainda segurando porque, que tendo ou não, tivemos uma adaptação para o mercado português e ainda temos que pensar também no que teremos que adaptar para essa expansão na Espanha", explica.

Além do modelo de negócio, o trato com os clientes é um fator que o head de operações aponta como um dos diferenciais da empresa. "A questão do ambiente em si é o nosso grande diferencial, nas nossas lojas nós temos uma bancada de trabalho, acesso ao Wi-Fi, bancos e cadeiras que lugares nem oferecem isso na sua maioria. Até questões básicas como o aquecimento nas lojas do Norte do país e ar condicionado na região do Algarve foi algo que implementamos para trazer o maior conforto possível dentro desse ambiente".

Para Rafael, a lavanderia acaba também por ser um espaço onde o tempo pode ser precioso para outras obrigações dos clientes, especialmente os que estão em trabalho remoto. "Temos que pensar que é um lugar onde a pessoa vai ficar pelo menos uma hora se a gente for pensar num ciclo para lavar (30 minutos) e secar (20 minutos). Portanto tem que ser um tempo que possa também ser produtivo e confortável para o nosso cliente", pontua.

Outro diferencial que tem chamado a atenção dos usuários das Lavaterias em Portugal é o sistema de pagamento. Enquanto muitas lavanderias de autosserviço ainda operam exclusivamente com dinheiro vivo - o que frequentemente gera contratempos - , as lojas da rede brasileira oferecem opções como cartão de crédito, pagamento por aproximação e até o MB Way, sistema eletrônico bastante usado em Portugal, mas ainda ausente em boa parte do setor.

“O cliente pode pagar com o que tiver em mãos, o que é especialmente útil para turistas que pagam com aproximação ou recém-chegados que nem sempre tem moedas trocadas ou ainda estão se adaptando à forma tradicional de pagamento”, explica Rafael Ré. "Acaba que temos desde o cliente mais clássico, que ainda gosta de pagar com moedas, até o imigrante e o turista, que já estão acostumados a fazer tudo com o cartão ou com o telefone". A proposta é justamente não excluir ninguém. "A Lavateria é uma lavanderia é para todo mundo que busca praticidade, conforto e um serviço bem pensado", complementa.

Ocupando espaço relevante no país, a Lavateria mostra que a ideia de Leandro Silva e Rafael Ré pode gerar bons frutos para o futuro, e quer deixar claro que chegou em Portugal para ficar. Aliás, pelo ritmo de expansão da marca, o “jeitinho brasileiro” aplicado aos negócios na Lavateria pode estar prestes a conquistar outros mercados europeus.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
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