Declaração NARIC: entenda o que é o documento de reconhecimento acadêmico
Declaração não substitui o processo de validação de diploma, mas pode facilitar o acesso de imigrantes no mercado de trabalho português.
Texto: DN Brasil
A Declaração NARIC (em inglês, National Academic Recognition Information Centre), é um documento emitido pela rede de centros de reconhecimento acadêmico na Europa, responsável por avaliar diplomas e reconhecer qualificações obtidas fora da União Europeia. Em Portugal, o NARIC funciona sob a tutela da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), e o seu principal objetivo é fornecer uma equivalência de graus acadêmicos obtidos no exterior, facilitando a integração de imigrantes no mercado de trabalho ou no sistema de ensino português.
É importante entender que a declaração NARIC não substitui a validação de diploma, ou seja, ela não equivale a um processo de reconhecimento formal de grau acadêmico, que pode ser feito por universidades e outras entidades competentes - o DN Brasil já explicou como aqui. No entanto, o NARIC serve como uma avaliação comparativa que pode ajudar em processos seletivos e candidaturas a vagas de trabalho, proporcionando um entendimento claro sobre o nível de formação do solicitante em relação ao sistema educacional português.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O processo para solicitar a declaração NARIC é feito totalmente online no site da DGES. Para iniciar o pedido, o imigrante deve preencher um formulário e enviar os documentos solicitados, como diploma e histórico escolar. O procedimento é gratuito e o tempo de processamento pode variar, mas geralmente demora cerca de 30 dias.
Vale lembrar que a Declaração NARIC pode ser útil em diversas situações, mas, por norma, não garante automaticamente a equivalência acadêmica formal. Para mais informações e para dar início ao processo, é só clicar neste link.
dnbrasil@dn.pt