Deborah Colker anuncia novo espetáculo em Portugal
Após esgotar quatro sessões na última passagem pelo país, renomada coreógrafa regressa para cinco apresentações no Teatro Tivoli, em março de 2025
Texto: Nuno Tibiriçá
A renomada coreógrafa e diretora brasileira Deborah Colker anunciou que voltará a Portugal no próximo ano. Após apresentações esgotadas em sua última passagem por Lisboa, onde apresentou Cão Sem Plumas em 2023, Colker e sua companhia de dança retornam ao mesmo palco para cinco apresentações de seu mais recente espetáculo, Sagração entre os dias 26 e 30 de março de 2025. Os ingressos já estão disponíveis para venda.
Todas as apresentações de Sagração ocorrerão no mesmo palco que Colker brilhou no ano passado, o Teatro Tivoli, situado na região da Avenida da Liberdade, no coração da capital portuguesa. A expectativa da produção do espetáculo é que, assim como na última passagem pela terrinha, os ingressos para as apresentações de Colker esgotem rapidamente.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Inspirado pelo clássico A Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky, Colker traz uma versão da peça com ritmos e elementos brasileiros. A criação reflete sobre a origem e a continuidade da vida na Terra, unindo referências culturais brasileiras ao evolucionismo de Darwin e mitos judaico-cristãos.
"Quis dançar um Brasil de antes de 1500 e sagrar caminhos evolutivos. O tema é urgente e atual", declarou em nota a coreógrafa, que desenvolveu o projeto a partir de uma conversa com Ana Luiza Marinho, imaginando uma conexão entre o clássico russo e as raízes brasileiras.
No palco, a cenografia utiliza 170 bambus com quatro metros de altura, que assumem múltiplas funções ao longo do espetáculo. Com direção de arte e cenografia de Gringo Cardia, figurinos de Claudia Kopke e iluminação de Beto Bruel, a peça celebra as conquistas humanas, encerrando a trilogia de Colker iniciada com Cão Sem Plumas e seguida por Cura.
A Companhia de Dança Deborah Colker, que completa 30 anos em 2024, é amplamente reconhecida e premiada, tendo conquistado o Prix Benois de la Danse de Moscou e o prêmio Laurence Olivier, entre outras distinções internacionais. Nascida no Rio de Janeiro, Colker também foi a primeira mulher a dirigir um espetáculo para o Cirque du Soleil, com OVO, e foi responsável pela coreografia da cerimônia de abertura das Olimpíadas em sua cidade, no ano de 2016.
As quatro apresentações de Sagração em Lisboa entre os dias 26 e 30 de março estão marcadas para às 21h30. O preço dos ingressos varia entre os €20 e os €40 e podem ser adquiridos neste link.
dnbrasil@dn.pt