Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Deborah Colker anuncia novo espetáculo em Portugal

Após esgotar quatro sessões na última passagem pelo país, renomada coreógrafa regressa para cinco apresentações no Teatro Tivoli, em março de 2025

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Deborah Colker anuncia novo espetáculo em Portugal
Espetáculo é inspirado na obra A Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinski. Foto: Divulgação

Texto: Nuno Tibiriçá

A renomada coreógrafa e diretora brasileira Deborah Colker anunciou que voltará a Portugal no próximo ano. Após apresentações esgotadas em sua última passagem por Lisboa, onde apresentou Cão Sem Plumas em 2023, Colker e sua companhia de dança retornam ao mesmo palco para cinco apresentações de seu mais recente espetáculo, Sagração entre os dias 26 e 30 de março de 2025. Os ingressos já estão disponíveis para venda.

Todas as apresentações de Sagração ocorrerão no mesmo palco que Colker brilhou no ano passado, o Teatro Tivoli, situado na região da Avenida da Liberdade, no coração da capital portuguesa. A expectativa da produção do espetáculo é que, assim como na última passagem pela terrinha, os ingressos para as apresentações de Colker esgotem rapidamente.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Inspirado pelo clássico A Sagração da Primavera, do russo Igor Stravinsky, Colker traz uma versão da peça com ritmos e elementos brasileiros. A criação reflete sobre a origem e a continuidade da vida na Terra, unindo referências culturais brasileiras ao evolucionismo de Darwin e mitos judaico-cristãos.

"Quis dançar um Brasil de antes de 1500 e sagrar caminhos evolutivos. O tema é urgente e atual", declarou em nota a coreógrafa, que desenvolveu o projeto a partir de uma conversa com Ana Luiza Marinho, imaginando uma conexão entre o clássico russo e as raízes brasileiras.

No palco, a cenografia utiliza 170 bambus com quatro metros de altura, que assumem múltiplas funções ao longo do espetáculo. Com direção de arte e cenografia de Gringo Cardia, figurinos de Claudia Kopke e iluminação de Beto Bruel, a peça celebra as conquistas humanas, encerrando a trilogia de Colker iniciada com Cão Sem Plumas e seguida por Cura.

A Companhia de Dança Deborah Colker, que completa 30 anos em 2024, é amplamente reconhecida e premiada, tendo conquistado o Prix Benois de la Danse de Moscou e o prêmio Laurence Olivier, entre outras distinções internacionais. Nascida no Rio de Janeiro, Colker também foi a primeira mulher a dirigir um espetáculo para o Cirque du Soleil, com OVO, e foi responsável pela coreografia da cerimônia de abertura das Olimpíadas em sua cidade, no ano de 2016.

As quatro apresentações de Sagração em Lisboa entre os dias 26 e 30 de março estão marcadas para às 21h30. O preço dos ingressos varia entre os €20 e os €40 e podem ser adquiridos neste link.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Artista brasileira Sonia Távora apresenta instalação “Entre Esquinas” em Lisboa
Obra da carioca explora conexões urbanas entre Brasil e Portugal e será exibida na galeria NowHere a partir de 15 de novembro
Coro criado por brasileira integra imigrantes e mistura músicas de Brasil e Portugal
Com metade da vida dedicada ao canto coral, Patrícia conseguiu construir um projeto do zero em Portugal e viu o Coro Relâmpago ser premiado em festival internacional no início do mês; conheça a história.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais