Curadora brasileira premia artistas contemporâneos no Porto
Neste sábado (18), ocorre a gala do prêmio Dama de Ouro - Salão Premiado. A distinção foi criada pela brasileira Cristina Bernardini curadora de arte e produtora cultural. A paulista trocou São Paulo pelo Porto há quase 35 anos e, aqui, utiliza a arte como forma de valorizar os imigrantes brasileiros em Portugal. "Cada projeto que executamos com sucesso para a nossa comunidade é de muita importância", relata ao DN Brasil.
Concorrem artistas brasileiros, portugueses e de mais 10 países, com destaque para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). "Nosso objetivo é abranger toda a língua portuguesa, não só o Brasil e Portugal, mas também África", detalha. Além de curadora e produtora cultural, a brasileira fundou a Atlas Violeta, uma associação cultural e social de apoio aos países da CPLP. A entidade já possui mais de 13 anos de história.
As 56 obras concorrentes estão em exposição na galeria desde novembro. A votação ocorre tanto presencialmente, na Dama Art Gallery, quanto online. Segundo Cristina, já foram computados mais de 195 mil votos.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Os vencedores vão receber prêmios que são "oportunidades únicas", relata a brasileira. O primeiro lugar vai participar da Wordl Art Dubai 2025, um dos maiores eventos de arte do Oriente Médio, o segundo lugar terá como prêmio uma exposição individual na galeria e, o terceiro, uma exposição coletiva. Na categoria do voto popular, o vencedor ou vencedora terá a obra exposta na Carrousel du Louvre, em Paris. O júri é composto por Simone Simões, Nilzete Pacheco, Mário Edson, Antonio Bernardini e Vitor Correia.
"O evento promete ser uma celebração inesquecível, reunindo artistas, curadores, colecionadores e entusiastas da arte para homenagear os vencedores e celebrar a diversidade artística apresentada ao longo da exposição", comemora a brasileira. A gala de premiação será às 17h, na sede da galeria.
amanda.lima@dn.pt