Criado por brasileiros, Festival Cereja convoca artistas independentes para próxima edição
Artistas independentes de qualquer nacionalidade podem se inscrever.
Texto: Caroline Ribeiro
Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Festival Cereja, realizado pela Cereja Gallery, na Barrosa, em Leiria, com produção e curadoria da GALLERYSPT.
O Festival foi criado em 2010 por um grupo de artistas brasileiros que, hoje, trabalha de forma coletiva com profissionais de vários países. Podem se inscrever artistas independentes de qualquer nacionalidade.
"A gente quer alcançar diversidade artística. Para muitos tipos de arte, ou técnicas, é ainda difícil conseguir espaço no mercado de trabalho, ou para um artista independente, é difícil conquistar uma galeria ou um espaço expondo arte contemporânea ou performances, por exemplo, que são artes mais subjetivas. Então é esse espaço nós queremos oferecer para os artistas, mas também para o público, que ganha com esse momento. A gente quer ampliar o nosso olhar como artista para que a gente possa ter vários tipos de opiniões culturais", diz ao DN Brasil Ju Yao, diretor de produção da GALLERYSPT.
O festival aceita inscrições de todo tipo de arte, de performances ao audiovisual, que, aliás, será a inovação desta edição. "Ninguém dá espaço para um curta metragem de dois minutos, um de 15 minutos. Alugar uma sala de cinema para uma exibição individual sua, nem todo mundo tem como arcar, é um custo alto. Incluir esse tipo de arte no evento é uma inovação e consegue ampliar esse olhar", explica Ju Yao.
Os artistas selecionados concorrem aos 18 prêmios distribuídos pelo festival, como "melhor obra brasileira", "melhor obra inovadora" e "melhor técnica".
O Festival Cereja vai ser realizado de 5 a 9 de setembro, com exibição das obras no salão nobre da Cereja Gallery e visitas gratuitas das 9h às 18h. As inscrições vão até 10 de agosto, através do envio do portfólio para o email artesniz@gmail.com. Mais informações no site do evento.
caroline.ribeiro@dn.pt